segunda-feira, 22 de março de 2010

Atividades realizadas na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí

Retirado do site do Projeto de Olho na Água:



O mês de fevereiro na Estação Ambiental iniciou-se com uma reunião do Comitê Gestor da EAMP, onde foram apresentados os primeiros resultados dos trabalhos realizados. Na reunião, o Comitê abriu espaço para entrada de mais dois membros, sendo a SEMACE representante governamental e outra vaga ficou para uma ONG local.

Nesse período, o Centro de Referencia da EAMP recebeu material de apoio pedagógico como jogos educativos, livros, cartilhas e vídeos para realização de oficinas de educação ambiental. Ainda foram entregues seis computadores, todos ligados a internet para a realização dos cursos de inclusão sócio-digital e meio ambiente através do Projeto - “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro.

A coordenadora do Grupo de Defesa do Manguezal que desenvolve suas atividades na EAMP participou de intercambio com uma jovem da Argentina através da rede internacional dos Ecoclubes.

Nesse mês a EAMP também concluiu o curso de espanhol com crianças e jovens da comunidade do Requenguela.

Quanto às visitas, diariamente recebemos vários grupos de visitantes, principalmente italianos ligados a rede TUCUM, a Estação Ambiental também está na rotas do bugueiros de Ponta Grossa e dos hóspedes da Pousada Tremembé. Recebemos ainda a visita de quatro turmas de alunos da Escola de Ensino Médio Prof. Gabriel Epifânio dos Reis.

Realizamos duas atividades de replantio e recuperação de áreas degradadas no manguezal, reintroduzindo nessas áreas 150 mudas da espécie Rhizophora mangle. A produção de mudas duplicou de janeiro para fevereiro, saltamos de 1207 mudas para 2444 mudas de mangue. Semanalmente fizemos doação de mudas de plantas nativas a visitantes, totalizando 28 mudas doadas nesse mês.
Durante o carnaval e as marés grandes intensificamos a segurança da passarela para que o grande número de visitantes fosse acompanhado ao local com segurança e obtivessem todas as informações necessárias. Nesse mês, também passamos a funcionar nos finais de semana, com dois guias locais para melhor receber e informar aos visitantes.

A reunião do Comitê de Bacias também foi realizada na sede da EAMP com visita de toda equipe ao conjunto do projeto.


Fonte: DE OLHO NA ÁGUA


Um comentário:

CECIM. disse...

Parabéns pelo trabalho de vocês, nosso planeta precisa desse tipo de trabalho. CECIM;Comunidade Ecológica Ciclística de Majorlândia.