segunda-feira, 15 de março de 2010

Desportistas de vôleibol de Icapuí não têm apoio ao esporte.

Todos dizem que o Brasil é o país do futebol. Concordo. Porém, há muitos outros esportes onde o brasileiro se destaca. Exemplo disso é o vôleibol.

Em Icapuí, em outros tempos o vôleibol foi um esporte muito praticado pelos jovens esportistas da cidade. Com raras exceções, houve um incentivo a essa modalidade para a profissionalização do esporte no município. Com o passar do tempo, e com a falta de apoio, o vôleibol em nossa cidade resistiu graças aos praticantes que se esforçaram para que a prática desse esporte permanecesse na ativa. Muitos amigos se juntam, improvisam uma arena, adquirem o material esportivo e saem convidado outros amigos para participarem dos "rachas".

Uma das últimas tentativas de alavancar o esporte, aconteceu no Ginásio de Mutamba, puxado pelo esportista Adriano, grande admirador e excelente jogador de vôleibol. No entanto, devido aos torneios de futsal, não sobrou espaço nos horários disponíveis para o "racha". Naquele momento, os participantes já detinham ótimos níveis de jogabilidade, que foi interrompido por falta de apoio.

Recentemente, o local utilizado para esses "rachas" ficava na Escola Mizinha: um espaço ao lado das salas de aulas, onde se instalou uma rede e que tinha início sempre após o fim das aulas, às 17:00 horas, tendo apenas uma hora de jogo devido à falta de iluminação no local. Mais uma vez, os "jogadores" foram convidados a não utilizar mas aquele espaço. Segundo a justificativa da direção da escola, o telhado estava sendo afetado pelas constantes "boladas". O grupo recorreu à quadra de esporte da Escola Gabriel, no horário da noite e que não estava sendo utilizado. Após algumas partidas, de novo, a direção da escola, também convidou o esportistas a não usar mais aquele espaço, porém sem uma justificativa.

Por amor ao esporte, este mesmo grupo se reunirá hoje à tarde para fazer uma limpeza e montar uma nova arena no local onde seria construído o Pólo de Lazer, que por sinal, já existe uma "quadra" demarcada e que será utilizada para praticar o vôleibol, até que surja um novo impecílio, já que os locais para a prática desse esporte estão se rareando.

3 comentários:

Nonato Rebouças disse...

Enquanto eles não têm onde jogarem, a quadra de cajuais vai fincando aos pedaços e sendo usado como motel e boca de fumo.

Marquinhos disse...

Há muito tempo que o esporte em nossa cidade e voltado só para o futsal e peladão, os outros esporte tais como: VÔLLEY, BASQUETE, REDEBOL, ATLETISMO E OUTROS, esses não tem apoio nem incertivo do governo municipal.

Nonato Rebouças disse...

Quando a quadra de cajuais era quadra, sempre tinha algumas partidas de vôlley e basquete, Adolfo era uns dos que jogava basquete com a gente em cajuais. O que falta em icapui e incentivo ao esporte, mais como pode ter incentivo ao esporte se não tem segue uma quadra decente para pratica de esporte com exceção a quadra de Mutamba?