segunda-feira, 29 de março de 2010

Pescadores pagam pena alternativa na Estação Ambiental


O juiz da Comarca de Icapuí o Dr. Renato Belo Vianna Velloso enviou 16 homens para prestação de serviços comunitários na Estação Ambiental Mangue Pequeno. Os sentenciados com a pena alternativa são na maioria pescadores que praticavam a pesca predaria e proibida por Lei com o uso de redes e compressores.

Os “colaboradores” como são chamados na Estação Ambiental, também foram cedidos para prestação serviços no projeto Mulheres de Corpo e Algas e no Projeto “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro”.

Os serviços prestados na Estação Ambiental estão interligados diretamente ao processo de educação ambiental não formal. Os “colaboradores” fazem semanalmente coleta de sementes no manguezal, produzem mudas de mangue (só nos primeiros dois meses de 2010 foram produzidas 2444 mudas de mangue e reintroduzidas 140 no manguezal), participam de replantios e atividades de limpeza na praia, ainda participam de oficinas sobre os manguezais e sua importância para a produção pesqueira.

Além de uma pena alternativa, os pescadores estão aprendendo como cuidar do meio ambiente e realizar uma pesca responsável. Dessa forma, a punição se torna um processo de formação de cidadãos conscientes.

Os pescadores recebem orientações sobre o meio ambiente e vão iniciar um curso de inclusão digital.

Retirado do site www.deolhonaagua.org.br.

Um comentário:

Icapuí em Foto disse...

Isso sim é uma responsabilidade e uma prática jurídica coerente. Em vez de punir severamente ou tentar resolver as coisas na base da violência, como muitos fazem em Icapuí e no mundo, o juíz deu um excelente exemplo ao propor tal pena. Além de conscientizar os pescadores "colaboradores" os mesmos participarão de algo que talvez jamais pensassem em participar, inclusão digital. Parabéns ao juíz.

OBS: Postagens como estas não rendem dezenas de comentários, mas, tópicos sobre política ou qualquer assunto de provável interesse pessoal rendem muitos comentários...
Não é difícil diferenciar o inteligente do sábio.

Ass: Felipe Freitas