terça-feira, 16 de março de 2010

Para ver os papangus

Papangus na comunidade de Mutamba

O Theatro José de Alencar em Fortaleza abre as portas para a exposição do fotógrafo Nicolas Gondim a partir de hoje (16), prosseguindo em cartaz até o dia 27 de abril. Intitulada Papangus, a mostra registra a folia dos papangus do município de Icapuí, distante 200km de Fortaleza, em fotos sobre lona nas dimensões médias de 150 x 100cm; na ocasião, haverá a projeção de outros trabalhos de Nicolas no final da tarde de amanhã (17), na primeira terça de abril e em 17 de abril.

Exibida pela primeira vez no Ceará, Papangus já passou por São Paulo, onde permaneceu em curta temporada na galeria Hema Tomas. A ideia - que posteriormente tornou-se pesquisa - surgiu por acaso. ``Eu estava andando na estrada, indo para Icapuí, quando surgiram esses seres que eu nunca tinha visto antes porque acontece mais no período da Páscoa. Nessa exposição, eu estou trazendo as seis fotos que estavam em São Paulo, mas eu irei projetar outras da série & que, ao todo, tem mais de mil``, registradas desde o ano 2000 em suas andanças pelo sertão, Praia da Redonda, etc..

Mais conhecidos em Bezerros, Pernambuco, os papangus, segundo Oswald Barroso, ``são como espíritos da floresta que, antigamente, saíam pelas casas pedindo como jejum, muitas vezes, angu de milho, daí o nome. Eram geralmente ex-escravos ou trabalhadores agregados da fazenda``.

Fonte: http://www.noolhar.com/opovo/vidaearte/962698.html

4 comentários:

Carol Muniz e Bruna Bistafa disse...

Bom dia, eu estou fazendo um trabalho sobre os Papangus e gostaria de saber onde posso obter mais informações e bibliografias sobre esse assunto. Vc conhece algum livro que posso encontrar?

Obrigada!
Bruna

A Cidade Icapuí disse...

Carol e Bruna...

Não temos conhecimento de nenhum estudo dessa cultura popular em nossa cidade.

Vamos pesquisar e caso encontremos algo, daremos retorno.

Deixem um contato! valew!

Carol Muniz e Bruna Bistafa disse...

Olá, muito obrigada pela atenção!
meu e-mail é bruna.bistafa@hotmail.com
aguardo quaisquer informação!

Carol Muniz e Bruna Bistafa disse...

Olá, muito obrigada pela atenção!
meu e-mail é bruna.bistafa@hotmail.com
aguardo quaisquer informação!