quinta-feira, 25 de março de 2010

Patrimônio histórico e turístico de Icapuí ameaçado. Prefeitura inicia reforma.

A Gruta é um patrimônio histórico do município de Icapuí e uma das principais atrações turísticas da cidade. Segundo o Livro de Tombo II da Paróquia de Icapuí, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes teve sua construção iniciada em 1960 pelo Padre Martiniano de Brito e sua conclusão foi em 1962 pelo Padre José Sales. As pedras são de origem marítima, vindo da Praia de Ponta Grossa e chegaram pelo canal da Barra Grande, depois conduzidas por animais até o local da construção. O local foi ampliado na década de noventa com a construção de um anfiteatro, de um mirante e da escadaria para facilitar atividades de cultura e visitação de turistas. Na primeira gestão do prefeito Irmão Edilson, foi instalado uma nova iluminação, revitalizando o espaço que embelezou ainda mais a descida de acesso ao centro do município.

Porém, há três meses, apareceram rachaduras em toda a estrutura de pedra que forma a base do mirante e o anfiteatro (veja foto), possivelmente causado pelas chuvas do ano passado e pela eroção do terreno bastante inclinado. As rachaduras estavam afetando principalmente uma das paredes laterais, que poderia não suportar o peso da estrutura e vir a desabar, causando algo mais sério para os moradores que ficam próximos a escadaria da Gruta.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, está desde ontem com uma equipe fazendo os devidos reparos na estrutura e consertando a parte que estava deteriorada (veja a foto acima). Derrubarram a parede que estava caindo e estão colocando areia, para depois reconstruir o muro.

Esperamos que essas medidas contenham as fissuras até que uma reforma completa seja realizada naquele espaço tão importante historicamente para nossa cidade.


Colaboraram com essa matéria:
  • O historiador Freitas, pelo resgate historico da Gruta;
  • Felipe Freitas e Thiago Tavares através das fotos;

Nenhum comentário: