sexta-feira, 26 de março de 2010

Artigo: OS FRUTOS DO PROJETO


Recentemente tive a oportunidade de participar de uma experiência de formação com a presença de alguns municípios da região onde se situa o nosso Icapuí. Estar nessa oportunidade foi um exercício de reflexão e ao mesmo tempo de “acarinhamento” do ego caiçara que me foi conquistado. Não contendo a satisfação, explodi, como sempre, num pequeno artigo.
Refiro-me, nesta situação, ao sentimento de alegria que me deu ao ver jovens icapuienses presentes na sala de reunião, alguns deles para minha surpresa, assumindo postos e funções de trabalho conquistados com seus esforços e habilidades. Deu um orgulho tão “caiçara” que me fez ficar feliz como num arroubo de paternidade, “lambendo as crias”, porque entre eles figuravam personagens que, mesmo que distante, os vi crescer e se tornarem singulares, competentes, capazes de galgar muitas conquistas. Melhor que isso, tive a consciência que todos, sem exceção são frutos de um projeto político e social vivenciado desde anos atrás no município.
A palavra projeto, etimologicamente, vem do latim projectus, significando algo que é lançado para a frente, e neste sentido, tenho a convicção que, para além de suas qualidades e esforços, todos são frutos de um programa intencionalmente desenhado (de um design), de um trajeto vivenciado, de algo que se almejou alcançar e que para o qual se investiu esforços. Ainda que haja contraposições à minha opinião, acredito que a experiência histórica de Icapuí em investir prioritariamente em educação desde sua emancipação criou condições e oportunidades para que estes jovens a que me refiro, bem como muitos outros, chegassem a tornarem-se cidadãos capazes e atuantes, com trabalho e condições de vida mais qualificadas.
De fato, são muitos que hoje ocupam postos importantes, tanto no âmbito interno, quanto externo, em diversas áreas de atuação. Isso é muito rico e muito promissor para um pequeno município. Resta a nós abrir os espaços locais para oportunizar a manifestação desses profissionais que, sem maiores oportunidades são “exportados” para outros municípios e lá proliferam-se em frutos para outros territórios. Isso não permite que hoje colhamos os louros desse projeto e se usufrua dos bons resultados para o desenvolvimento de Icapuí.
Afora isso, fica a preocupação de se saber que projeto atualmente se desenha e que perspectivas de crescimento e de conquistas terá a geração dos dias de hoje.

Nenhum comentário: