segunda-feira, 1 de março de 2010

Atendimento do SAMU de Icapuí decepciona

No início de dezembro do ano passado, Icapuí passou a contar com um posto do SAMU Litoral Leste, devido principalmente à grande incidência de acidentes envolvendo veículos, sobretudo motococletas. De fato, a ambulânica do SAMU está sempre de prontidão e a equipe inquestionavelmente é bem preparada para atendimentos emergenciais.

No entanto, dois episódios em que foi preciso a utilização dos serviços de emergência do SAMU de Icapuí, mostram que há uma falha no sistema de acionamento da unidade, caracterizado pela demora excessiva no atendimento das vítimas de acidentes.

O primeiro acidente em que a SAMU foi questionada acerca da demora para chegar no local, aconteceu no domingo de carnaval, no corredor de acesso à praia de Tremembé. Um acidente envolvendo um veículo e uma moto deixou uma senhora ferida que foi removida em um carro particular.

O segundo acidente aconteceu ontem à noite, por volta das 19:00 horas, na CE 265, nas proximidades do CVTP na comunidade do Belém. Um jovem que dirigia uma motocicleta perdeu o controle de seu veículo e foi jogado para fora da estrada, ficando imóvel com fraturas no braço esquerdo e no ombro. Os amigos que o acompanhavam ligaram imediatamente para o 192, e foi preciso realizar 5 chamadas até que o longo processo de preenchimento de informações solicitadas pelo atendente, até nos ser informado que a unidade mais próxima estava em Aquiraz. Como assim? Se em em Icapuí tem uma unidade exclusiva. A atendente sentiu dificuldade por não conhecer a nossa região e informar a unidade o local exato do acidente.

De tanto esperar, os amigos do jovem acidentado, telefonaram para o Hospital Municipal de Icapuí, e informaram sobre o acidente e solicitaram uma ambulância no local: em 10 minutos a ambulância da prefeitura de Icapuí chegou ao local, removeu o jovem, levou-o ao Hospital Municipal para os primeiros procedimentos e encaminhou-o para Fortaleza, devido à gravidade das lesões.

Então, deixo aqui os PARABÉNS a equipe do Hospital Municipal de Icapuí.

OBS: A unidade da SAMU apareceu em frente ao Hospital muito tempo depois que o paciente já havia sido deslocado para Fortaleza na ambulância da Prefeitura. Lembrando que a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Saúde paga um valor bastante elevado para manter essa unidade. É preciso que a coordenação da SAMU reveja os procedimentos de atendimento.

Vidas dependem dessa agilidade!

3 comentários:

Daniel Freitas disse...

Houve também um caso de atropelamento na beira da praia de Tremembé durante o carnaval... passou horas e o atendimento foi todo na areia, quando estava retornando para casa foi quando a ambulância do SAMU passou...

Eduardo disse...

Não concordo com a parabenização ao "resgate" do hospital, pois, quando precisei ao invés de ir um médico ou enfermeiro na ambulancia veio somente o motorista, que não tem nenhum curso de 1º socorros.

Sabemos que dependendo da situação do acidentado não podemos "pegar de qualquer jeito".

Então a ambulancia do hospital deveria ser mais bem equipada, tanto com material quanto com pessoal

Ana disse...

Concordo com vc Eduardo e necessario que a secretaria de Saude de Icapui treine os motoristas das ambulancias...... aki no CANADA o motorista da ambulancia tenhe que ter curso de primeiro socorros,,,,,, "a intencao do motorista foi boa..... mas cabe aos responsaveis a tomar uma atittude"...... Ana Alice (Canada)