quarta-feira, 20 de julho de 2011

Comitiva busca com Secretário de Segurança Pública do Ceará mais segurança para Icapuí

Comitiva de Icapuí em audiência com Sec. de
Segurança Pública do Ceará
O município de Icapuí, no estado do Ceará, como tantas outras cidades interioranas no Brasil, vem sofrendo um aumento significativo na violência urbana graças ao avanço do tráfico de drogas e a conhecida fragilidade do policiamento em cidades de pequeno porte. Por se tratar de um município localizado em área de divisa com outro estado (no caso o Rio Grande do Norte), Icapuí tem sua situação agravada pelo livre trânsito entre esses estados, e também, com a cidade vizinha Aracati.

Recentemente, o município de Icapuí foi agraciado com dois veículos Troller, do PMTur, que vieram para reforçar o patrulhamento nas praias, principalmente na divisa com o RN e com as praias vizinhas do município de Aracati. No entanto, esse reforço não está sendo suficiente para coibir a ação dos mau-intencionados - frequentemente ocorrem assaltos em residências e comércios. Além disso, o consumo e o comércio de entorpecentes têm chamado a atenção da população local e gerado muita preocupação. Comunidades como a Praia de Redonda e Serra de Cajuais são as mais atingidas por esse problema.

Pensando nisso, na quinta-feira (14/7), uma comitiva formada pelo prefeito Irmão Edilson, o vereador Lacerda Filho, o deputado estadual Teo Menezes, o Promotor de Justiça da Comarca de Icapuí, Dr. Adriano Saraiva, a Delegada de Polícia Civil, Dra. Juliana Carvalho, e representantes de entidades de defesa social no município de Icapuí (conselhos municipais e Grupo Resolver, da Redonda), esteve reunida com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado Ceará - SSPDS, Cel. Francisco Bezerra, para solicitar apoio daquela instituição na intensificação das ações de segurança pública para o município de Icapuí. O grupo solicitou reforço do efetivo policial, principalmente nas áreas de divisas territoriais, e implantação de posto policial na comunidade de Redonda.

O Cel. Bezerra esclareceu sobre as dificuldades de atender todas as solicitações que chegam na SSPDS. Segundo ele, a demanda em todo o Estado do Ceará é muito grande, sendo necessário a adoção de prioridades a serem atendidas. Salientou também que o Ceará tem investido maciçamente em segurança pública em todo o estado. Os investimentos estão sendo feitos tanto nas estruturas e equipamentos quanto no treinamento e contratação de novos policiais. De acordo com o secretário, em 4 anos já foram empossados aproximadamente 7 mil policiais. Uma das medidas de segurança pública muito importante para Icapuí foi a construção da nova delegacia, que será inaugurada em pouco tempo, disse o Coronel. Ele mostrou-se acessível às solicitações feitas para o município de Icapuí, destacando a questão das divisas como algo preocupante e que requer ações efetivas nessas áreas e comprometeu-se a atender as reivindicações na medida do possível da SSPDS.

O vereador Lacerda avaliou a audiência com o Secretário de Estado como positiva e comentou sobre a importância dessas medidas de segurança pública para Icapuí. Para ele, as medidas resolutivas acordadas com o secretário surtirão bons resultados na cidade. Outro ponto relatado pelo vereador refere-se a necessidade imediata de um "programa de prevenção de drogas" em Icapuí (esse programa já existe no âmbito estadual e em breve será implantado no município de Icapuí) e a criação da Guarda Municipal, responsável exclusivamente pela organização do "caótico" trânsito de Icapuí e por pequenos e médios delitos.

Fonte: www.lacerdafilho.com.br

Nenhum comentário: