sexta-feira, 15 de julho de 2011

RedeTV exibe reportagem sobre a Praia de Ponta Grossa.

O Good News de amanhã (25) vai mostrar duas comunidades do litoral cearense que aderiram ao chamado turismo comunitário. Os locais são de rara beleza e seus moradores recebem turistas de forma simples e mostram seu dia-a-dia.

A produção do programa foi a Ponta Grossa, município de Icapui, onde falésias vermelhas despencam sobre um mar azul ao redor de dunas branquíssimas. Ali, a família Crispim, descendente de holandeses, trabalha com turismo dentro de uma Área de Proteção Permanente, onde é proibido vender terrenos e os negócios são tocados por gente da própria comunidade. Resultado: mais renda e, claro, preservação de um pedaço cobiçado do litoral nordestino. A comunidade de Ponta Grossa é apoiada pelo Ministério do Turismo e faz parte da Rede Tucum de turismo comunitário.

A segunda parada foi nas localidades de Batoque e na aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, que fica às margens da Lagoa da Encantada, em meio a um grande campo de dunas de cima das quais é possível apreciar o verde da mata e o azul do mar ao fundo.

Os Jenipapo-Kanindé são uma das nove etnias indígenas reconhecidas no Ceará, integrantes da REDE TUCUM de Turismo Comunitário. Sua renda básica é proveniente da agricultura familiar, da pesca na Lagoa e da produção de artesanato. Agora, o turismo comunitário vai ganhando importância econômica entre esses moradores que sofrem pressões da especulação imobiliária. A hospedagem foi na comunidade da reserva extrativista de Batoque.



Veja o vídeo abaixo:

No CE, pescadores e índios recebem turistas

A praia da Ponta Grossa, no Ceará, é uma área de preservação ambiental. Lá, os turistas são recebidos em hospedagens simples mais aconchegantes pelos pescadores da região.






Fonte: RedeTV

Nenhum comentário: