domingo, 13 de junho de 2010

Alunos do Projeto "Memória Viva", da FBC, selecionam áreas prioritárias para a conservação em Icapuí - CE

Alunos do Projeto "Memória Viva", da Fundação Brasil Cidadão

A Fundação Brasil Cidadão divulgou as áreas prioritárias para conservação ambiental em Icapuí, selecionados por alunos do Projeto Memória Viva, visto no sítío do projeto. Clique no Leia Mais para ver  a reprodução da matéria completa.



Alunos do Projeto "Memória Viva", da FBC, selecionam áreas prioritárias para a conservação em Icapuí - CE 

Durante as oficinas de Sensibilização e Educação Ambiental, os alunos do Projeto Memória Viva aprendem que para utilizar os recursos que a natureza oferece, deve-se, antes de tudo limitar áreas de grande interesse sócio-ecológico e destiná-las para a conservação. Para isso, as oficinas utilizaram temáticas voltadas para o conhecimento das unidades de paisagens locais, seus serviços ecossistêmicos, impactos de origem antrópica, assim como também a importância de sua conservação para a sobrevivência das populações que dependem destes ambientes.

Os alunos realizaram pesquisa de campo, reconheceram todos os ecossistemas estudados na teoria e listaram as áreas prioritárias para a conservação do município de Icapuí.

Erick Aurélio dos Santos – 15 anos
Gostaria que os Manguezais fossem mais protegidos. Desde criança que conheço aquele local e sempre percebo que toda a comunidade se beneficia dele, mas não cuida, pois é grande a quantidade de resíduos das embarcações que se vê por lá. Lá existem várias espécies de animais marinhos, e ainda tem importância porque reduz a velocidade das ondas até a costa.

Lucas David Carneiro da Costa – 13 anos
Escolhi quatro áreas que acho importantes serem conservadas em Icapuí:
1ª) Os manguezais, pois eles são fontes de economia por que lá é um berçário de vida marinha, onde muitas espécies de peixes, aves e mamíferos nascem no mangue e vivem lá a maior parte de sua vida.
2ª) As dunas, pois elas abastecem o lençol freático que existe em baixo do solo de Icapuí por causa de sua grande capacidade de absorção de água.
3ª) Os Carnaubais, pois são importantes para a manutenção da qualidade da água.
4ª) Os bancos de algas marinhas e de capim-agulha porque produzem oxigênio para o ambiente marinho e servem de alimento pra toda a fauna deste ambiente.

Leandra Sebastiana da Silva – 21 anos
Acho importante a conservação dos Coqueirais de Icapuí, da comunidade de Barreiras até a Requenguela, pela sua beleza cênica e histórica junto com o município. Mesmo por não ser nativo, mas é uma vegetação que existe desde o povoamento da cidade.
Gostaria ainda de conservar o solo da faixa de praia de Barreiras à Requenguela, que é uma areia escura e bem grossa não encontrada em outras regiões do município. Este solo merece um cuidado especial, pois vem sendo bastante utilizado para construção civil.

Maria Leiliane da Silva – 25 anos
Gostaria de conservar o banco de algas dos cajuais por ser um banco ou um berçário, onde tem muita vida marinha e também por ser mais um dos pontos econômicos da cidade, por todo o histórico de extração de algas e da fauna marinha, como peixe, lagosta, camarão.


Fonte: Projeto Memória Viva/FBC

Nenhum comentário: