quinta-feira, 24 de junho de 2010

Operação Pipa suspende água em Icapuí e mais 15 municípios

Segundo o reportagem do Diário do Nordeste de hoje, a Operação Pipa realizado pelo Exercito suspenderá o fornecimento de água através de caminhão pipa para 16 municipios do ceará, inclusive Icapuí, devido a falta de pagamento do Ministério da Integração Nacional à 10ª Região Militar. 16 municipios do Estado já decretaram situação de emergência e aguardam a homologação pelo Estado. Porém o Governo do Estado decretará estado de emergência na próxima semana.

A reportagem completa do Diário do Nordeste está abaixo:



SECA NO CEARÁ
Operação Pipa suspende água em 16 municípios

24/6/2010
As regiões dos Inhamuns e Sertão Central são as mais afetadas pela seca que atinge o Interior do CE

Juazeiro do Norte. Operação-Pipa suspende fornecimento de água a partir de hoje em 16 municípios cearenses, por falta de pagamento por meio do Ministério da Integração Nacional. As regiões dos Inhamuns e Sertão Central são as mais afetadas pela seca no Estado. De acordo com a Defesa Civil, já são 16 prefeituras que decretam situação de emergência e aguardam homologação por parte do Estado. Mais uma vez, o governo promete, para a próxima semana, decretar emergência no Estado. Pelo menos essa é a expectativa da Defesa Civil.

Ainda está sendo avaliada a situação de 171 municípios pela Procuradoria Geral do Estado. Os casos mais graves se encontram nas regiões dos Inhamuns e Sertão Central. No momento, a expectativa é que essa documentação chegue ao Governo para a avaliação e decisão final. Dos 50 municípios que estão sendo beneficiados com a Operação Pipa, o fornecimento de água fica suspenso em Russas, Choró, Aracati, Barreira, Beberibe, Cascavel, Fortim, General Sampaio, Pentecoste, Icapuí, Itaiçaba, Paramoti, Umirim, Jaguaruana, Palhano, São Gonçalo do Amarante.

A Operação Pipa deverá parar até o dia 30 de junho em todos os municípios cadastrados, caso não haja repasse de verba por parte do Ministério da Integração Nacional (MIN) à 10ª Região Militar. Esta área incorpora os Estados do Ceará, Piauí, Tocantins e Norte da Bahia. A demanda do Ceará é ainda maior. Deveriam estar recebendo água por meio dos caminhões, pelo menos, 73 municípios no Interior.

Todos os municípios que decretaram emergência até o momento precisam encaminhar documentações com a Avaliação de Danos (Avadan) e mapas, para que haja o reconhecimento e homologação pelo Estado. Segundo o coronel William Lopes, coordenador Executivo da Defesa Civil, essas localidades já foram informadas pelo órgão.

Caso haja a paralisação total, segundo o chefe do escritório Regional sede da Operação Pipa, coronel Luiz José Silveira Benício, todos os municípios beneficiados deverão ter uma nova avaliação para voltarem a ser abastecidos. Isto acarretará em mais atraso para as cidades. No mês de junho, conforme o chefe do escritório, só houve o repasse de 40% do orçamento previsto, já dificultado o abastecimento no Ceará.

A situação difícil no Estado, em relação aos prejuízos causados pela estiagem, fez com que as primeiras parcelas do Seguro Safra fossem antecipadas para o mês de agosto. Algumas prefeituras ainda não estão totalmente regularizadas e laudos estão sendo avaliados, para encaminhamento ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para serem liberados os pagamentos. No Ceará estão inscritos 290.105 agricultores.

Quixadá

Desde o início do mês os carros-pipas não circulam na maioria dos municípios do Sertão Central. As prefeituras e representantes da Defesa Civil das cidades de Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama e Senador Pompeu garantem ter atendido todas as exigências do Ministério da Integração. Resta agora chegar água para as comunidades. Em muitas localidades e até mesmo em áreas urbanas, como em Choró, as cisternas, inclusive das escolas e creches, estão quase vazias. Caso o abastecimento não seja normalizado o mais breve possível poderá haver êxodo maciço para áreas onde ainda existe água potável.

Inhamuns
Na região dos Inhamuns e Sertões de Crateús estão sendo atendidos pela Operação Pipa os municípios de Independência, Tauá e Quiterianópolis desde o dia 6 de março. A Operação é executada pelo 40° Batalhão de Infantaria, localizado em Crateús. De acordo com o comando do Batalhão, em Independência, são beneficiadas 12.082 pessoas com o trabalho de 15 carros-pipas. Em Quiterianópolis, três pipas realizam a ação que atende 5.429 pessoas. Já em Tauá a população atendida é de 33.777 pessoas, cuja água é distribuída por 16 carros-pipas. "Cada pessoa recebe 20 litros de água diariamente, que deve ser destinada ao consumo humano e preparação de alimentos", avisa o coronel Erasmo de Albuquerque, comandante do 40° BI. Em Crateús, a Operação ainda não iniciou. Segundo o secretário de Agricultura do Município, Carlos Soares, o ofício solicitando a ação foi protocolado no Ministério da Integração.

Emergência
"Municípios que decretaram emergência precisam encaminhar documentações"
Cel. William Lopes
Coordenador-executivo da Defesa Civil do Estado

MAIS INFORMAÇÕES
Defesa Civil do Estado
(85) 3101.2118
Exército - Operação Pipa
(85) 3255.1702


Elizângela santos/ Alex Pimentel/ Silvânia ClaudinoRepórter/ Colaboradores


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: