quarta-feira, 30 de junho de 2010

Blog OBSERVATORIO DOS INHAMUNS questiona o Prêmio Palma de Ouro

 O blog Observatório dos Inhamuns publicou ontem uma matéria intitulada "Prêmio Palma de Ouro – Destaque Nacional Duvidoso" onde questiona algumas informações sobre o referido prêmio. Como a matéria cita o municipio de Icapuí, abaixo reproduzimos.




Prêmio Palma de Ouro – Destaque Nacional Duvidoso


“Criada em 1955, a Palma de Ouro do Festival de Cannes, um dos mais prestigiados prêmios do cinema mundial, mudou de aspecto diversas vezes ao longo de sua história e, inclusive, chegou a ficar desaparecida por dez anos, mas é uma jóia de ouro autêntico.” (Agência de Notícias).

Ganhar a Palma de Ouro é um sonho para quem faz cinema no mundo inteiro.

A inventividade do brasileiro criou há sete anos o Palma de Ouro. Um prêmio, segundo consta, para os 100 municípios brasileiros que mais se destaquem em Educação, anualmente. “Questões relacionadas ao pluralismo de idéias, valorização dos profissionais e igualdade de condições na educação, são os principais critérios de seleção”, conforme palavras atribuídas aos organizadores do evento por um dos agraciados (Prefeitura de Areia – PB).

A pompa que essa premiação simboliza – “MELHORES DO BRASIL EM EDUCAÇÃO”, levou-nos a procurar conhecê-la. A nossa primeira grande surpresa foi a dificuldade em identificar os promotores do evento. A nossa dedicação em pesquisar diversos instrumentos de buscas da internet não deu resultado, entre eles o poderoso google. Buscamos também junto aos diversos sites dos municípios condecorados e nenhuma citação sobre isso, salvo aquela de Areia (PB) e nos estritos termos do parágrafo anterior.

Sempre na intenção de aprofundar o conhecimento sobre a promoção, passamos a não somente verificar os municípios ganhadores em 2010 como também a justificativa para escolha. Em todos que levantamos nada de citações mais objetivas sobre a conquista ou indicação de um projeto que se sobressaísse como referência para os demais. Comum a todos, uma operação de marketing em que se colocava o município proclamado na condição de DESTAQUE NACIONAL.

A relação dos 100 escolhidos se mostrou tão misteriosa quanto a do(s) promotor(es). Salvo local e período em que se prestariam essas homenagens, de 20 a 23.06.10, no Balneário Camboriú (SC), nada mais ficou claro. Para identificar parte deles, tivemos que nos valer de uma pesquisa individualizada e difícil. No parágrafo seguinte enumeraremos esses casos.

Novamente se repete um fato curioso. Paramos no 12º município do estado do Ceará, apenas na versão 2010. Constam: Quixadá, Quixeramobim, Iguatu, Quixelô, Icapuí, Ocara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Uruburetama, Saboeiro, Potengi e Tauá. Portanto, é provável que esse número seja bem maior. 

A esmagadora maioria dos municípios contemplados é do interior da região nordeste. Por que isso? Será que está havendo uma revolução no sistema educacional nos grotões sertanejos?

Quase desistindo dessa procura, eis que surge o nome do promotor e até de uma madrinha. A Promoção é de Luiz Ogregon, paranaense, e a Madrinha Anna Cristina Barrichello, que também é secretária de educação do Balneário Camboriú, local da solenidade. A mesma empresa patrocina outro “grande evento” que premia os 100 melhores municípios brasileiros em políticas ambientais.

A questão se resume a dois pontos: quanto custa ao contribuinte essa promoção e o quanto esse prêmio é merecido.

Fonte: Observatório dos Inhamuns

Um comentário:

Prof. Mauro disse...

Não conhecia esse prêmio. Acredito que para todos os icapuienses foi uma surpresa também. A material chama a atenção, pois do jeito que vemos a realidade de nosso município é de estranhar tamanha proeza no setor educacional. Os professores que o digam.