quarta-feira, 30 de junho de 2010

OPOVO: Delegacia de Icapuí pede reforço policial para conter confronto entre pescadores

O Portal O POVO Online traz a questão dos incidentes que ocorreram ontem a noite e hoje de Manhã em Icapuí. Ontem a noite o pescador FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA foi baleado com tiro de 12  e seu filho ANTONIO CARLOS DE SOUSA teve o braço direito fraturado. Hoje pela manhã, um grupo de pescadores revoltados com incidente de ontem, foram protestar na praça destruindo um carro de transporte entre a praia de Redonda e Icapuí, pelo simples motivo de carro ser da referida comunidade. Determinaram também o fechamento do comércio local.

Abaixo a matéria do O POVO Online:


Delegacia de Icapuí pede reforço policial para conter confronto entre pescadores

Segundo informações do tenente Aldenísio, da Polícia de Icapuí, dez homens armados e encapuzados abordaram dois pescadores e dispararam vários tiros contra a embarcação
30/06/2010 07:46
Atualizada às: 30/06/2010 11:48
Um princípio de motim foi gerado, na manhã desta quarta-feira, 30, no município de Icapuí, em consequência do atentado ocorrido na noite de ontem envolvendo pescadores da região. A delegacia do Município teve de pedir reforço policial para conter o confronto.

Segundo a delegada Juliana Carvalho, o conflito teria sido iniciado depois que um veículo foi incendiado por um pescador ainda não identificado. Neste momento, vários manifestantes barraram a CE-261, entre as localidades de Barrinha e Mutamba, e dezenas de manifestantes fazem protesto no Centro de Icapuí. Com os atentados, o comércio da cidade teve de fechar as portas

O conflito entre os pescadores foi iniciado por volta das 19 horas de ontem, 29, quando dois pescadores ficaram feridos durante atentado, em alto-mar, a uma embarcação com quatro tripulantes. A ação foi registrada na praia de Barrinha, município de Icapuí.

Segundo informações do tenente Aldenísio, da Polícia de Icapuí, dez homens armados e encapuzados abordaram os tripulantes e dispararam vários tiros contra a embarcação. Um pescador identificado como Francisco de Assis de Sousa Filho, 54, foi baleado no abdômen; enquanto seu filho, Antônio Carlos de Oliveira Sousa, foi atingido no braço por estilhaços de vidro.

Após terem o barco tomado pelos criminosos, os pescadores foram liberados na costa do litoral de Icapuí. O pescador baleado foi socorrido e encaminhado na manhã desta quarta-feira, 30, ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da Capital.

De acordo com o tenente Aldenísio, a suspeita é de que o conflito entre os pescadores seja motivado pela prática da pesca predatória da lagosta feita por meio de aparelho compressor, equipamento proibido pelo Ibama.

A investigação do caso foi transferida para a Polícia Federal, que faz diligências para identificar os responsáveis pelo crime. Este já é pelo menos o segundo caso de atentado violento contra pescadores do município de Icapuí registrado neste ano.

Redação O POVO Online

Fonte: OPOVO online

Nenhum comentário: