quarta-feira, 30 de junho de 2010

Veja a repercussão do incidente de hoje na mídia cearense

Em mais um episódio do conflito entre os pescadores de lagosta de Icapuí ocorrido desde ontem à noite na cidade repercutiu em toda a midia cearense. Tanto o ato criminoso de atirar e ferir os pescadores Francisco de Assis de Sousa Filho e Antônio Carlos de Oliveira Sousa, quando a manifestação dos pescadores alternativos, que criminosamente destruiu o carro que fazia transporte a comunidade de Redonda a Icapui  ganharam destaque. 

Os portais de do Diário do Nordeste, OPOVO, Jangadeiro Online noticiaram os fatos negativos de nosso município. A TV Verdes Mares encontra-se no municipio para fazer a reportagem. Alguns jornais de Mossoró-RN  também cobriram  as péssimas noticias que sairam de Icapuí hoje. As informação sairam em vários blogs de noticias, que repercutiram a matéria e as fotos de nosso blog,

Abaixo reproduzimos as matérias que saiu na mídia sobre o episódio.

Portal O POVO

Pescadores sofrem atentado no mar de Icapuí 

“Dois pescadores ficaram feridos durante atentado em alto mar a uma embarcação com quatro tripulantes na praia de Barrinha, município de Icapuí. A ação aconteceu por volta das 19 horas desta terça-feira, 29.
Segundo informações do tenente Aldenísio, da Polícia de Icapuí, dez homens armados e encapuzados abordaram os tripulantes e dispararam vários tiros contra a embarcação. Um pescador identificado como Francisco de Assis de Sousa filho, 54, foi baleado no abdômen; enquanto seu filho, Antonio Carlos de oliveira Sousa, foi atingido no braço por estilhaços de vidro.
Após terem o barco tomado pelos criminosos, os pescadores foram liberados na costa do litoral de Icapuí. O pescador baleado foi socorrido e encaminhado na manhã desta quarta-feira, 30, ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da Capital.
De acordo com o tenente Aldenísio, a suspeita é de que o conflito entre os pescadores seja motivado pela prática da pesca predatória da lagosta feita por meio de aparelho compressor, equipamento proibido pelo Ibama.
A investigação do caso foi transferida para a Polícia Federal, que faz diligências para identificar os responsáveis pelo crime. Este já é pelo menos o segundo caso de atentado violento contra pescadores do município de Icapuí registrado neste ano.”
(POVO Online)


TV Diário - 30/06/2010 - 11:13  


Policiais de Aracati e Russas estão a caminho do município de Icapuí, no litoral leste, para ajudar a controlar o confronto entre pescadores das praias de Barreirinha e Redonda. Os 5 PMs da cidade se mantiveram no Centro, onde pescadores de Barreirinha atearam fogo em uma van de um morador de Redonda, nesta manhã.
Segundo a delegada de Icapuí, Juliana Carvalho, a atitude teria sido uma vigança por causa do confronto que deixou um pescador ferido e outro baleado, nesta terça, na praia de Redonda. A reclamação dos pescadores é que barcos estariam sendo incendiados na praia da Redonda.
Desde esta terça-feira, as entradas da cidade estão interditadas e o comércio está fechado. Moradores fecharam com pedras e pneus a entrada de Mutamba, na CE-261.

TV Verdes Mares

Conflito em Icapuí

Moradores realizaram uma manifestação e queimaram um carro


Clima tenso em Icapuí, no litoral leste. Moradores realizaram hoje uma manifestação e queimaram um carro da Praia de Redonda que faz frete entre as duas praias.
A delegada de Icapuí, Juliana Carvalho, teve que pedir reforço policial de Aracati e Russas. A confusão começou ontem à noite. Pai e filho foram feridos durante um confronto entre pescadores de Icapuí e da Praia de Redonda. Francisco de Assis de Sousa foi baleado e o filho dele, Antônio Carlos de Oliveira, agredido a pauladas.
Segundo testemunhas, as vítimas retornavam da pescaria quando foram atacadas por um grupo de pescadores da praia de redonda. O motivo do conflito seria o uso de compressor na pesca da lagosta.
As investigações sobre o ataque em alto mar vão ser feitas pela Polícia Federal. O chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, informou que uma equipe segue hoje para Icapuí para uma inspeção de rotina.


Portal Jangadeiro Online

Clima tenso: pescadores de Icapuí interditam via e colocam fogo em veículo

A rivalidade ocorre devido a pesca da lagosta, deixando o clima é tenso no município do litoral leste
O crime contra dois pescadores – pai e filho -, na noite de ontem (29), em Icapuí, distante 202 quilômetros de Fortaleza, teve desdobramentos nesta quarta-feira. Pescadores da praia da Barrinha colocaram fogo em um micro-ônibus que transportava passageiros entre as comunidades do municípios e o centro de Icapuí diariamente. Além disso, interditaram a av. Isaul Lacerda, que dá acesso à cidade. A rivalidade ocorre devido a pesca da lagosta, deixando o clima é tenso no município do litoral leste.
Os pescadores de Barrinha culpam os da praia de Redonda pelo atentado contra Francisco de Assis de Sousa Filho e Antônio Carlos de Oliveira Sousa nesta terça. Assis foi atingido por um tiro na região do quadril e  está em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Seu filho, foi ferido no punho e permanece em observação no Hospital Municipal de Icapuí.
Os redondeiros, por sua vez, acusam os barrinheiros de pescar a lagosta com compressor, o que é ilegal. Também dizem que os pescadores de Barrinha invadem a área de pesca de Redonda. A disputa também já rendeu queima de embarcações.

Nenhum comentário: