quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Icapuí. Perfuração do 1º poço profundo para este mês

A previsão Inicial apresentada pela Petrobras era que
fossem perfurados dois poços neste ano,
o primeiro ainda em março e o segundo em julho
THIAGO GASPAR
Petrobras, no entanto, não descarta a chance de haver outro adiamento no cronograma de escavação no Estado
A Petrobras deverá perfurar, ainda neste mês, o primeiro poço em águas profundas do Ceará. A nova área onde será buscado petróleo e gás fica no bloco denominado BM-POT-16, que se localiza na Bacia Potiguar, situada, em sua maior parte, no território do Rio Grande do Norte. O poço, chamado Ararazul, fica a 68 quilômetros da costa do município de Icapuí e receberá a primeira das quatro perfurações que a Petrobras irá fazer em águas profundas no Estado, em uma campanha que deverá superar os R$ 200 milhões de investimento.

O Ararazul fica a uma lâmina d´água (medida de profundidade) de 1.400 metros e será o primeiro poço em mar do território cearense perfurado na Bacia Potiguar.

Os poços com profundidade até 300 metros são considerados rasos; de 300 metros a 1,5 mil metros, são profundos e, acima disso, ultraprofundos.

Até o momento, a parcela do Ceará que é explorada da Bacia Potiguar se concentra em terra, na Fazenda Belém, entre os municípios de Icapuí e Aracati.

Presença nas águas

Em mares cearenses, a Petrobras só possui hoje perfurações em quatro campos (Curimã, Atum, Espada e Xaréu), todos localizados na Bacia do Ceará, na parte que compreende o litoral do município de Paracuru. A exploração nestes campos, contudo, ocorre em águas rasas.

Chance de novo atraso
Entretanto, apesar de programada para este mês, a Petrobras admite que a atividade no novo poço pode ainda ser, novamente, atrasada. "O cronograma de perfuração de poços é bastante dinâmico e depende de vários fatores como disponibilidade de equipamentos, estrutura logística, licenciamento ambiental da atividade, regime de correntes oceânicas, etc", informou a empresa, através de sua assessoria de imprensa. A estatal, porém, não disse se a sonda que irá perfurar o poço já se encontra no Estado.

A previsão inicial apresentada pela Petrobras era de que fossem perfurados dois poços neste ano, o primeiro ainda em março e o segundo em julho. De acordo com o cronograma apresentado pelo Ibama, responsável pelo licenciamento ambiental da atividade, o Ararazul deveria ter iniciado a perfuração em agosto, para terminar este processo em novembro. Já as outras três perfurações deverão ocorrer agora ao longo de 2012, segundo informou a assessoria de imprensa da petrolífera.

Outros poços
Os três outros poços serão localizados na Bacia do Ceará, nas concessões BM-CE-1 e BM-CE-2, adquiridas na terceira rodada de licitações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), ocorrida em 2001. O prazo de concessão foi de oito anos, mas teve prorrogação até 2013. Os poços se distanciam em 100 quilômetros de Fortaleza e em 80 quilômetros do município de Paracuru. "O investimento total para perfuração dos poços depende das condições operacionais e dos testes a serem realizados, mas devem ser superiores a R$ 200 milhões", informou a Petrobras.

No intuito de definir a área onde os poços seriam perfurados, a empresa realizou estudos com análises de dados geológicos e geofísicos na bacia, concluídos no primeiro trimestre deste ano, e que indicaram a presença de petróleo líquido, além de não descartarem a possibilidade de presença de jazidas de gás natural.

Aporte200 milhões de reais é o investimento total para perfurações de poços no Ceará, de acordo com a empresa petrolífera

SÉRGIO DE SOUSA

REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: