segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OPOVO: Racha é risco para PT, chance para PSB

Com agenda no Estado do Ceará nos próximos dias, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, quer acompanhar de perto a reta final da campanha eleitoral que se desenrola no município de Icapuí, litoral Leste do Estado. O pleito está marcado para o próximo dia 13. Mas são as eleições de outubro do ano que vem o principal recheio da bagagem do petista. Na Capital, Rui deve se reunir com dirigentes locais e regionais. Ouvirá, de viva voz, o que já está informado, oficialmente, em relatórios produzidos por aqui e enviados à direção nacional do PT. São muitas as vertentes e perspectivas dos que pensam as estratégias petistas para Fortaleza, em 2012. Uma delas, admitida nos bastidores, é a de que Luizianne não tem força suficiente para bancar uma candidatura petista solo. Ao passo em que o Palácio da Abolição, no que pese desgastes pontuais, como a recente greve dos professores, tem presença política e administrativa forte na Capital.


Vide Copa das Confederações e Copa do Mundo. Os jogos serão em Fortaleza, administrada pelo PT. Mas é o Governo do Estado que está faturando alto. Some-se a isso o fato de o governador possuir boas opções de nomes para a disputa, além de ter assumido, indiretamente, o controle do PSB no Município. Já a gestão petista vem tentando reverter uma situação de viés de baixa e nem sequer tem um candidato que soe natural para disputar a sucessão da prefeita Luizianne Lins.
 

Por essa lógica, a manutenção da aliança do PT com o PSB do governador Cid Gomes é mais do que uma opção para a também presidente do PT cearense. Nas circunstâncias atuais, é uma necessidade. Um racha seria um risco para o PT e uma oportunidade para o PSB.


Fonte: Coluna Política - O POVO

Nenhum comentário: