sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Diário do Nordeste: Estado vai produzir mais banana que melão

Revista Frutos do Ceará, editada pelo
Diário do Nordeste,
ficou exposta na feira alemã
Diretores da Agrícola Famosa estimam que produção de banana no Ceará ultrapassará a de melão, em três anos

Berlim (Alemanha). Dentro de três anos, a produção e a exportação de banana serão, no Ceará, maiores do que as de melão. Esta é a previsão dos diretores da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora cearense dessa fruta.

Eles apostam no final feliz das negociações que o Mercosul e a União Europeia travam para estabelecer um tratado de livre comércio que deverá incluir a banana, como deseja a fruticultura brasileira. "Estamos muito confiantes na conclusão positiva desse acordo, e tanto isso é verdade que já produzimos banana em 130 hectares, que serão dois mil hectares em dois anos, desde que o tratado de livre comércio seja celebrado", disse ontem, ao Diário do Nordeste, Carlos Porro, diretor comercial da Agrícola Famosa.

Ele não escondeu seu otimismo: "O setor cearense da fruticultura, que segue investindo para ampliar a área plantada e para produzir mais e melhor, dará um grande salto com a produção de banana", disse.

As condições de cultivo da banana no Ceará são excelentes - o clima é quente, a umidade é boa e isso reduz ao mínimo a ação da sigatoka, praga que castiga os bananais na Costa Rica e no Equador, grandes produtores mundiais.

O acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia arrasta-se há mais de um ano. A próxima reunião será em março, mas a celebração do tratado está prevista - se tudo caminhar bem - para julho.

Aspargos

Carlos Porro também falou sobre o que a Agrícola Famosa vem fazendo em outras culturas. A plantação de aspargos, que desenvolve em sua fazenda no município de Icapuí, já ocupa uma área de 25 hectares. "Nos próximos quatro anos, ampliaremos para até dois mil hectares a área plantada de aspargos", estima.

O preço do aspargo, no mercado europeu, era ontem de até 5 euros por quilo; no mercado brasileiro, o preço está em torno de R$ 9. Segundo Carlo Porro, a Agrícola Famosa pretende exportar à Europa, neste ano, 6.500 caixas de melão - cada caixa tem 10 quilos -, bem mais do que as 5.500 caixas exportadas na safra do ano passado.

Ele destacou o mercado interno, "que cresce em progressão geométrica e que está pagando um preço melhor do que na Inglaterra". Pela primeira vez - revelou - o mercado brasileiro de melão superou a barreira dos R$ 30 por caixa de 10 quilos. "Sempre se disse que o mercado recusaria esse preço, mas agora ficou provado que isso não é verdadeiro".* O jornalista viajou a convite do Sebrae-CE

EGÍDIO SERPACOLUNISTA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: