quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Petrobras assina novo convênio com agricultores

Fortaleza. Duas mil toneladas de grãos deverão ser produzidos pelos agricultores beneficiados pelo Programa Terra Pronta, da Petrobras, conveniado, ontem pela manhã, com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Municípios produtores de petróleo: Aracati, Icapuí e Paracuru.

O convênio vai atender 2.000 pequenos produtores rurais destas cidades, oferecendo maquinário, combustível específico, sementes selecionadas e assistência técnica. Ao agricultor familiar, caberá a mão de obra. "Estamos seguindo os ensinamentos do Padre Cícero: choveu, plantou. Com as chuvas, agora o agricultor tem que plantar e este convênio vai dar a oportunidade", afirmou o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

Há três anos o "Terra Pronta" beneficia pequenos produtores, viabilizando o preparo de terra para o plantio, numa área aproximada de 2 mil hectares. Com duração de um ano, a parceria disponibiliza infraestrutura básica para o plantio, estimulando o desenvolvimento da agricultura familiar junto aos pequenos proprietários de terras e assentamentos rurais.

Para José Maria, o principal ganho do programa é oportunizar a agricultura, de uma forma técnica e produtiva, para o pequeno produtor. Serão plantados milho, feijão e mandioca.

Nenhum comentário: