sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Icapuí é o 29º município mais violento no trânsito do Ceará

O Mapa da Violência 2011- Os Jovens do Brasil, foi elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico da violência no Brasil, que tem causado mortes, principalmente de jovens, nos grandes centros urbanos e no interior.

O estudo analisa as mortes violentas no Brasil em três vertentes: homicídios, suicídios e mortes no trânsito. Foram analisado todos os 5.564 municípios brasileiros, mas só os municípios com 10 mil habitantes ou mais é que possivel calcular as taxas e com elas estabeleceram um ranking da violência nas três vertentes.


Icapuí pelo mapa é considerada a 29ª cidade do Estado do Ceará e 687 do Brasil com mortes violentas no trânsito com a taxa de 26,2 mortes por 100 mil habitantes. Esses dados levam em conta os anos de 2006, 2007 e 2008.


Esses acidentes com mortes em nossa cidade são principalmente causados por motos. Menores pilotando motos e carros, quase sempre sem utilizar capacetes e muitos dirigindo carros e motos alcolizados. Esse dados da pesquisa só referem as mortes no trânsito, mas não relacionam os acidentes de trânsito que causam ferimentos nas vítimas e que se fossem computados, Icapuí estaria em uma posição mais elevada, já que acidentes, principalmente de motos, são constantes. Essa liberalidade no trânsito em Icapuí foi recentemente tema de um artigo escrito pelo analista de comunicação Roberto Rebouças, com o título "Artigo: Menor de idade no volante…perigo constante!"

Outro dado do estudo avalia a taxa de suicídios no Brasil, sendo que Icapuí ocupa a posição 1170 entre as cidades brasileiras e no Estado ocupa a 85ª posição. A taxa de suicídios é 5,2 por 100 mil habitantes.


No período da pesquisa, 2006 a 2008, não houve homicídios, a taxa ficou zero e sendo a 2.810 cidade brasileira e a 159 cidade do Ceará. Em relação a homicídios, Icapuí ainda continua pacata.


Com informações do Mapa da Violência 2011 (Sangari / Ministério da Justiça)

Nenhum comentário: