sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Icapuí ganha caçamba coletora compactadora de lixo da SEMACE

O municipio de Icapuí já recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) uma caçamba coletora compactadora de lixo para ser utilizada na coleta dos resíduos urbanos. A autarquia está fazendo a doação de 20 desses equipamentos para apoiar as prefeituras na limpeza em áreas próximas a recursos hídricos e Unidades de Conservação.

Icapuí foi escolhido considerando a demanda de geração de resíduos, o risco potencial de contaminação dos recursos hídricos e ainda a existência de Unidades de Conservação no seu território, segundo o secretário geral da Semace, Arilo Veras. Para receber a doação, cada prefeitura deveria ter à disposição o caminhão adequado para instalar a caçamba coletora ou os recursos financeiros para a aquisição do veículo. A Semace custeou também a instalação dos coletores e compactadores nos caminhões.

Cada coletor tem capacidade para transportar 15 metros cúbicos (o equivalente a cerca de 10 toneladas) de lixo compactado e custou R$ 126 mil ao Estado. Em relação às caçambas comuns, o coletor tem custo operacional menor e condições mais adequadas de higiene e segurança, segundo Álvaro Weyne, diretor da empresa Equimaq, a qual faz a implementação do equipamento. O Governo faz a identificação visual dos caminhões coletores com adesivos que contenham imagens da natureza local.

Do total de 20 coletores, 14 já foram entregues e quatro estão aguardando que as prefeituras adquiram os caminhões. Os dois restantes, destinados a Sobral e Quixeramobim, já estão à disposição das prefeituras desde a quinta-feira (24). Os caminhões saem da empresa revisados e prontos para o uso no serviço da coleta de lixo.

A ação é resultado de acordo conjunto entre a Secretaria das Cidades, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), a Semace e as prefeituras. Os municípios que recebem os coletores são Canindé (1), Caucaia (2), Farias Brito (1), Horizonte (1), Icapuí (1), Ipu (1), Jijoca de Jericoacoara (2), Juazeiro do Norte (2), Pacatuba (1), Pindoretama (1), Quixeramobim (1), Santa Quitéria (1), Sobral (3), Tamboril (1) e Ubajara (1). 

Com informações da SAMACE/Governo do Estado

Um comentário:

Eduardo disse...

Agora será que o caminhão de lixo vai passar mais de 1 vez por semana nas comunidades?

É impossível não acumular lixo em casa quando o caminhão só passa uma vez, imagine como o lixo fica podre trazendo diversas doenças, roedores e larvas.

Espero ver o caminhão passando ao menos duas vezes.