sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalhador: comemorar ou não?

No dia 1º de maio, em muitos países, se comemora o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Nesse dia é celebrado as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.

Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. Países como a Franças e Rússia foram um dos primeiros a oficializar a data como feriado nacional. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, a classe trabalhador passou a contar com inúmeros benefícios trabalhistas.

Como vimos, os trabalhadores em todo o mundo sempre lutaram por melhores condições de trabalho, salários justos, jornada de trabalho reduzidas, etc. Muitos desses desejos foram alcançados, outros ainda persistem no cenário sócio-econômico mundial. Porém, as conquistas são motivo de comemoração no mundo inteiro, onde o momento serve tanto para festejar, como para refletir sobre a importância do trabalho no desenvolvimento sócio-econômico dos países.

Em nossa cidade, as comemorações do Dia do Trabalho coincidiam com a volta ao mar dos pescadores, que retornavam as suas atividades pesqueiras depois do período de defeso da lagosta. O dia era marcado por apresentações artísticas realizadas no Porto da Barra Grande, e contava com presença maciça dos pescadores e também de trabalhadores de diversas categorias.

Com a crise da pesca, que prolongou o período de "paradeiro", o retorno ao mar mudou de data, e aos poucos as comemorações de volta ao mar foram esquecidas. Os demais trabalhadores acabaram sendo afetados com a ausência dos festejos. Já que a classe pesqueira representa a principal ocupação dos trabalhadores icapuienses.

A Prefeitura de Icapuí deixou de promover o evento Volta ao Mar, mas realiza todo ano as comemorações do Dia do Servidor Público, onde cada secretaria municipal realiza atividades com seus respectivos servidores. Os demais trabalhadores que desejam festejar o seu dia, ficam na expectativa de festas como a de hoje, promovida por um partido político, e que nesse ano visa arrecadar alimentos para doação à famílias carentes do município de Icapuí.

O trabalhador brasileiro muito já conquistou, mas ainda há muito o que conquistar.

Feliz Dia do Trabalhador a todos!

Nenhum comentário: