terça-feira, 18 de maio de 2010

OPOVO: Pesca da lagosta ainda não está liberada

O Jornal O POVO de hoje aborda a questão da pesca da lagosta. Abaixo a matéria:

Pesca da lagosta ainda não está liberada - 18 Mai 2010 - 01h37min


Apesar da antecipação do fim do defeso da lagosta (parte do ano em que a caça é proibida) em 15 dias, a pesca ainda não está liberada. A decisão deve sair em Diário Oficial ainda hoje, de acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Cacho Ribeiro.

O período do defeso da lagosta dura em média seis meses entre dezembro de um ano e maio do ano seguinte. Em 2010, o fim do período foi antecipado em 15 dias.

O ideal seria que a pesca fosse proibida até o final de maio, de acordo com Ribeiro. Segundo ele, durante o período do defeso, foram apreendidos 4,5 mil kg de lagosta e 10 mil metros de rede.

No entanto, a antecipação não vai representar grandes problemas à espécie. "É uma decisão política e econômica e uma grande oportunidade para o setor", completou.

Antecipar o fim do defeso foi uma decisão econômica, conforme lembrou Ribeiro. A Comissão Interministerial da Gestão Compartilhada do Uso dos Recursos Pesqueiros, composta por representantes dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente (MMA) decidiu acatar o pedido do setor produtivo pesqueiro e adiantar o fim do defeso.

De acordo com o setor, a antecipação possibilitará uma valorização da lagosta brasileira que chegará ao mercado exterior antes dos principais concorrentes. Deverá haver melhora da qualidade com relação à alcançada no último ano, em função da chegada de parte da produção ainda viva no porto. Além disso, com o possível aumento dos preços deverá haver um repasse maior para os pescadores. (Teresa Fernandes)

Fonte: Jornal O POVO 

Nenhum comentário: