terça-feira, 25 de maio de 2010

Dedé Teixeira destaca preocupação com a pesca no CE

Máteria reproduzida do site da Assembleia Legislativa do Ceará:


25.05.2010
Dedé Teixeira destaca preocupação com a pesca no CE

O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, em seu pronunciamento nesta terça-feira (25/05), audiência pública realizada ontem (24/05) pela Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa para discutir a reserva extrativista da Prainha do Canto Verde, no município de Beberibe, litoral leste do Ceará. Teixeira considerou a situação preocupante e disse que é necessário discutir e efetivar o plano de manejo daquela área costeira.

“Há um sentimento de disputa na localidade. Nós, como deputados, não temos o poder de legislar sobre esta reserva, porque é uma prerrogativa da União. Mas com certeza esta Casa puxou esta discussão importante que contou ontem com a presença de representantes do Ibama, das universidades e da própria comunidade que solicitou a audiência”, disse.

Segundo o deputado, existem apenas duas reservas extrativistas no Estado: uma em Batoque, no município da Aquiraz, e outra na Prainha do Canto Verde. “A reserva é um grande instrumento de preservação daqueles ecossistemas. Há que se buscar junto aos órgãos responsáveis a criação do conselho deliberativo da reserva e a discussão de um plano de manejo que efetive a legislação federal e consiga dar paz àquela comunidade”, afirmou.

Dedé Teixeira disse acreditar que possa haver o mínimo de diálogo entre as partes: pescadores, donos de casas de veraneio, etc. “Há necessidade de ações concretas e propositivas para preservação das atividades econômicas daquela região como a pesca sustentável e o turismo comunitário”, defendeu.

O parlamentar destacou ainda a necessidade de intermediação das autoridades do Estado na disputa que envolve a pesca da lagosta no litoral leste cearense. “Há de se promover um acordo entre as partes para garantir a satisfação e a sobrevivência econômica de ambas”, disse. Uma das propostas do deputado petista é a delimitação de áreas para a pesca artesanal. “Este acordo bilateral é importante para que não se atrase o desenvolvimento da região, especialmente da cidade de Icapuí, que vive desta pesca. É preciso criar projetos de sustentabilidade para a lagosta que já foi destaque na economia do Ceará com participação expressiva na pauta de exportações do Estado. É urgente garantir a permanência desta atividade dignificante para milhares de família do litoral cearense”, finalizou.
MM/AF


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário: