sexta-feira, 28 de maio de 2010

Conflitos da pesca, problemas do governo e CPI são temas da Sessão da Câmara


Na 17ª sessão da Câmara dos Vereadores neste ano, os temas abordados pelos legisladores municipais abrangeram questões sócio-econômicas de nosso município. A problemática da pesca da lagosta, mais uma vez, foi posta em discussão. O conflito requer maior intensificação na fiscalização da pesca predatória, e na fiscalização da fiscalização "por conta própria" feita pelos pescadores da comunidade de Redonda. A situação está ganhando status de "guerra" na mídia estadual. Veja o resumo da Sessão:

Pesca

O vereador Cadá (PSDB), em seu pronunciamento, alertou para o agravamento dos conflitos entre pescadores. A violência está tomando grandes proporções e os próprios pescadores assumem explicitamente que estão se "preparando" para o pior. O vereador conta ainda que, vem sofrendo ameaças de morte, por ser acusado de incitar as patrulhas armadas realizada pelos pescadores de Redonda. Essa prática se estende desde o ano passado. Nesse ano, uma das vítimas encontra-se com uma bala alojada na perna. Outros vereadores manifestaram-se sobre o assunto e se disponibilizaram a, novamente, procurar os órgãos que realmente tem a obrigatoriedade de efetuar a fiscalização da pesca em nosso litoral (IBAMA e Marinha). Lembraram que os referidos órgãos já foram acionados através de ofícios e audiências, inclusive com secretário de segurança pública do estado do Ceará. Porém, percebe-se um desinteresse por parte das autoridades. O resultado é o caos instaurado nas comunidades pesqueiras, onde a sobrevivência do pescador, pai de família, parece não ter importância nenhuma, como bem lembrou o vereador Lacerda Filho (PSDB).

Esporte

O vereador Jerônimo Reis (PT), sempre envolvido com a causa esportiva, questionou o governo municipal sobre a falta de políticas públicas direcionadas a investimentos em atividades esportivas em nossa cidade. A falta de estrutura (quadras, ginásio, etc) é uma das principais reclamações do esportistas do município, que estão praticamente sem opção de espaço adequado para a prática desportiva. Segundo o vereador Lacerda Filho (PSDB), há um convênio assinado com o governo do estado do Ceará, que mediante medição feita por um engenheiro, dará continuidade a construção da quadra de esportes da Escola Mizinha.

Abastecimento de água

Algumas comunidades estão sofrendo com a falta de abastecimento de água. O problema foi exposto pelo vereador Cadá, que mencionou a dificuldade financeira e estrutural o Sistema de Abastecimento de Água e Esgosto de icapuí - SAAE, sob a direção de Edson Barreto, vem enfrentando. Nas regiões próxima a Comunidade de Redonda, o problema está no defeito de um gerador que impulsiona as bombas. O equipamento tem um custo elevado e requer um apoio financeiro da prefeitura para sanar o problema. Segundo o vereador Lacerda Filho, já aconteceram reuniões com o prefeito municipal e secretários de Administração e de Obras, sobre a questão.

CPI

Na primeira sessão posterior a primeira audiência da CPI do ICAPREV, o tema foi constantemente lembrado por alguns vereadores. Alguns procedimentos adotados pela comissão que compõe a CPI foram questionados pelo vereador Lacerda Filho, líder do governo na Câmara: desde o objeto da investigação, que da maneira como foi exposta na mídia dar a entender que a CPI seria contra o prefeito municipal, até os motivos que desencadearam a criação da mesma. Para o vereador, a investigação assumiu uma conotação política, já que a outra CPI proposta por ele, para averiguar irregularidades na falta de repasses para o o fundo de previdência do gestor passado, não obteve a mesma repercussão dentro daquela Casa. O presidente da comissão, Jerônimo Reis, deu pequenos esclarecimentos sobre o desenrolar do processo investigativo, salientando que está apenas no começo das apurações sobre o caso.

E mais

Como estava previsto para hoje, os professores da rede municipal de ensino, seguiram a orientação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí - SINDSERPUMI e realizaram uma PARADA nas atividades. A ideia do sindicato era que todas as categorias aderissem à mobilização, porém, apenas alguns servidores que não são professores, ausentaram-se das escolas devido a interrupção nas aulas.

Por: Claudi Mar

Nenhum comentário: