quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dedé Teixeira solicita fiscalização efetiva para a pesca da lagosta

Reproduzido do site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará:


Dedé Teixeira solicita fiscalização efetiva para a pesca da lagosta - 20.05.2010

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (20/05), o deputado Dedé Teixeira (PT) informou que dois pescadores foram baleados ontem na região de Icapuí. Segundo Dedé, eles estavam pescando lagosta ilegalmente na região e foram pegos pela população, que costuma fazer a fiscalização local. Dedé solicitou ao secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado o envie do barco de fiscalização oficial da pesca da lagosta para a região a fim de evitar novos problemas.

Dedé explicou que a pesca da lagosta é legal, se feita por embarcações regularizadas. Na região que segue da foz do rio Jaguaribe até Icapuí, a fiscalização é feita pela população pesqueira local. “Essa região é o centro do conflito. É preciso que o secretário envie fiscalização pra lá com urgência”, frisou.

O deputado destacou também a necessidade do apoio da Polícia Militar do Ceará “para que esse conflito de ontem não descambe em algo maior”. O petista disse temer a reação de pescadores ilegais contra a população. “Esperamos que o comandante da Polícia Militar tenha um olhar criterioso pra coibir qualquer tipo de reação que a ocorrência de ontem possa acarretar”, explicou.

Dedé ressaltou, ainda, a Marcha dos Prefeitos, que aconteceu ontem em Brasília, da qual teve oportunidade de participar. O deputado informou o acontecimento de uma reunião da bancada do Ceará no Congresso Federal, que contou com a participação de vários prefeitos e vereadores cearenses, presidida pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Dedé ressaltou que no Governo Lula, muitas dessas reivindicações foram atendidas, assim como foram criados programas para auxiliar na resolução de diversos problemas dos municípios.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Nenhum comentário: