sexta-feira, 14 de maio de 2010

SINDSERPUMI lança nota de repúdio

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapui lançou ontem uma nota de repúdio a atitude do Prefeito de Icapuí, Edilson da Silva, em recente solenidade de entrega de equipamentos na praça Central, de desconsiderar o sindicato. Abaixo a nota:

Nota de Repúdio

Os servidores municipais de Icapuí vêm a público repudiar a atitude do excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Icapuí, quando no ato realizado na praça pública no dia 06/05, no qual proferiu um infeliz discurso, tentando desqualificar o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, em especial o Presidente desta Entidade Celestino Cavalcante; atacando a Instituição, dizendo inclusive, que não a reconhecia.

 O gestor municipal nega toda uma luta dos trabalhadores no processo de conquista da democracia do país, não sabe Sua Excelência que o sindicato não precisa do seu reconhecimento para existir e fazer a luta da categoria. Todas as reivindicações encaminhadas pela diretoria do sindicato ao poder público municipal são de interesse da categoria como um todo, e estas são respaldadas por estudos acerca da Receita Corrente Líquida (RCL), FUNDEB, Limite de Gastos com Pessoal, percas salariais e etc.
 Desqualificar o sindicato o qual representa os servidores é o mesmo que desqualificar o próprio servidor, algo que não devia estar no rol das pretensões de qualquer gestor público, a não ser que este não tenha suas pretensões pautadas na ética e no respeito às entidades legitimamente constituída.

 O atual prefeito tem fobia à prefeitura, pois não anda no seu gabinete. Nas poucas vezes em que dá o “ar da graça” para a população são em aparições espetaculosas, com discursos que não têm a mínima razão de ser e que serve apenas para satisfazer a sua vaidade pessoal. Alega que o presidente do sindicato é forasteiro, pois este não é filho natural deste município, enquanto ele como tal desde o dia que assumiu a prefeitura foi morar em Mossoró e deixou a prefeitura sem prefeito e o povo a mercê da própria sorte.  

 Ignorar o papel do sindicato na construção da democracia, de suas lutas e metas históricas que esta instituição sempre defendeu neste município é, no mínimo, ser desconhecedor da história das lutas de classe dos trabalhadores de Icapuí e do Brasil.

 Nós sentimo-nos no dever de alertar todos os homens e mulheres icapuienses de que este governo tenta desviar a atenção da população querendo delegar ao sindicato atribuições que não são suas como entidade de representação dos trabalhadores; não foi o sindicato quem inspecionou o Instituto de Previdência Municipal ICAPREV, e que constatou diversas irregularidades, mas sim o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM; não foi o Sindicato quem constatou a contratação de pessoal no período eleitoral de 2009, mas o Ministério Público Eleitoral; não foi o Sindicato quem identificou a troca de cheques na boca do caixa, e sim o Ministério Público; como também, não foi o Sindicato que instalou uma CPI, e sim a Câmara dos Vereadores, inclusive com apoio de vereadores da base do governo.

 Resta-nos, enquanto parte interessada na lisura dos fatos, cobrar dos poderes competentes que façam a devida apuração.

 Finalmente, gostaríamos de frisar que o sindicato dos servidores nunca foi agente ativo nem passivo de qualquer tipo de desvio de conduta, seja ela financeira, administrativa ou moral de qualquer uma das gestões deste município, razão pela qual pautamos nossas ações sempre com seriedade e legitimidade.
Fonte: SINDSERPUMI

Nenhum comentário: