segunda-feira, 17 de maio de 2010

TV Verdes Mares: Polêmica na pesca da lagosta

A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, no jornal Bom Dia Ceará, abordou o problema da pesca da lagosta em virtude da antecipação do final do defeso. A matéria também encontrou o  porquê  de que a pesca não iniciou ontem (16 de maio), devido a falta da publicação da portaria de autorização da antecipação pelo governo Federal no diário oficial. Abaixo está a matéria do jornal:

Polêmica na pesca da lagosta - 17/05/10

Pescadores do crustáceo estão ansiosos para a volta ao mar.


Os pescadores de lagosta estão ansiosos para a volta ao mar. Eles esperam o fim do defeso, mas ainda não sabem se a data oficial para o retorno ao trabalho, 31 de junho*, vai ser mantida.

Desde primeiro de dezembro eles estão parados. Oficialmente, o período do defeso vai até o dia 31 de junho*. Agora, há um movimento para tentar antecipar a volta para o mar. Os ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente decidiram acatar o pedido do setor produtivo pesqueiro e antecipar em quinze dias a liberação da pesca do crustáceo. Mas, para isso, falta a publicação de uma portaria.

Enquanto não há uma definição sobre a data, os pescadores ficam no impasse e falam que a mudança, em cima da hora, pode prejudicar.

O presidente da Associação dos Armadores de Pesca defende que deve haver uma redução do período do defeso. E já adianta que essa vai ser a luta dos pescadores para o próximo ano. O que ele não concorda é com uma antecipação não programada, pois, de acordo com o presidente, quem acaba sendo beneficiado são os barcos clandestinos.

Desde o início do defeso, foram apreendidas 3 toneladas e meia de lagosta em todo o estado, mais de 15 mil metros de rede caçoeira e dois compressores, que são materiais proibidos para a pesca. Além disso, mais de 30 pessoas foram autuadas pela prática ilegal da pesca do crustáceo. No Ceará, o Ibama tem apenas 20 fiscais para vigiar todo o litoral.

Pelo menos, 1.900 barcos varrem os 573 quilômetros de extensão da costa cearense em busca do crustáceo. Cada embarcação leva entre 600 e 800 armadilhas. Os manzuás com capacidade para trazer mais de mil quilos de lagosta até o fim da viagem, que dura de 20 a 30 dias.

Para esclarecer dúvidas a respeito dessa nova decisão, o Bom Dia Ceará conversou com o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro. Confira a entrevista no vídeo ao lado.

Para ver o vídeo, clique AQUI

* Erro da reportagem, a data final do defeso é 31 de maio.

Fonte:TV Verdes Mares

Nenhum comentário: