domingo, 2 de maio de 2010

Projeto Mulheres de Corpo e Algas recebe visita do Banco Santader

Extraido do blog Parceiros em Ação:

Projeto Mulheres de Corpo e Algas (Fundação Brasil Cidadão – Icapuí/CE)

Por aliancaempreendedora
Visita de acompanhamento – 15 e 16/abril
As ações do projeto foram iniciadas em fevereiro.

O grupo “Mulheres de Corpo e Algas” iniciou o cultivo em fevereiro. Estão encontrando algumas dificuldades, pois a produção do banco de algas caiu muito, devido a alguns impactos naturais (soterramento do banco natural) e ao extrativismo predatório, que estão comprometendo muito a produtividade.

Em fevereiro, o grupo de mulheres viajou até a comunidade de Diogo Lopes, na cidade de Macau-RN, para conhecer a experiência do trabalho realizado na Reserva Ambiental Ponta de Tubarão para proteção do manguezal. Também conheceram as experiências de alguns moradores com a hospedaria domiciliar (turismo sustentável).

A Fundação Brasil Cidadão está aplicando a Escalada Empreendedora (metodologia para formação de Plano de Negócios) no grupo “Mulheres de Corpo e Algas”. Os encontros contam com a participação de representantes de outros 3 grupos, também atendidos pelo projeto:
  • Associação de Moradores do Córrego do Sal, que quer iniciar um restaurante comunitário
  • Grupo de Marisqueiras da Comunidade de Requenguela, que querem formar uma cozinha comunitária
  • Grupo de Mulheres da Comunidade de Olho D’Água, que estão trabalhando com tear
Durante a visita de acompanhamento ao projeto, realizada nos dias 15 e 16 de abril, foi realizado também o repasse da metodologia de design, desenvolvida pela Aliança Empreendedora. A capacitação contou com a participação de 8 pessoas.

Nenhum comentário: