quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Alunos da FVJ reivindicam o direito de permanecerem no pólo Icapuí

Alunos dos cursos de Administração, Letras e Pedagogia do pólo da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ que funciona em Icapuí, fizeram ontem a noite uma pequena manifestação para reinvidicar a permanência destes cursos aqui no município. De acordo com os alunos, a faculdade pretende remanejar os alunos para o campus central localizada na cidade de Aracati, a 53 km de Icapuí. Os alunos reclamam que a direção da faculdade  ainda não deu nenhum tipo de explicação ou justificativa para a transferência.

As turmas são formadas por alunos das diversas comunidades do município, e segundo eles, muitos trabalham o dia inteiro, tem família para cuidar e fazem sacrifícios físicos e financeiro para obter a graduação de nível superior. Inclusive, alguns estão regressando a vida escolar. Para essas pessoas, a opção oferecida pela FVJ de  estudar no próprio município era uma oportunidade única e despertou o interesse dos que lá estão. A mudança para a cidade de Aracati implicaria em custos adicionais e necessidade de mais tempo disponível para a locomoção entre as cidades. Os alunos disseram ainda que, devido a esse fato, alguns estão desistindo dos cursos por não terem disponibilidade para estudar em outra cidade. Nesses casos, eles questionam sobre o desperdício de tempo e dinheiro investido no curso, além do adiamento do sonho do diploma.

Por outro lado, existem alunos que se mostram interessados em serem transferidos para o campus central em Aracati. Eles alegam que, com essa medida, terão melhores condições para o aprendizado já que contarão com uma infraestrutura melhor de apoio aos estudos.

Um funcionário do pólo da FVJ em Icapuí nos falou que a faculdade irá, em breve, conversar com esses alunos para juntos encontrarem uma solução para o problema.

Nenhum comentário: