quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Assistência Social e UFERSA - Mossoró Aprovam Projeto Junto ao CNPQ Para a Inclusão Digital do Idoso de Icapuí

A motivação do Projeto é desenvolver um trabalho com idosos do Município de Icapuí/CE, que em sua maioria trabalham ou já trabalharam com a pesca e ou agricultura familiar. Hoje atuam também na produção de artesanato com matérias primas retiradas do mar e dos coqueiros da região. O idoso participante deste projeto tem como característica a busca permanente de novas relações sociais desenvolvendo atividades artesanais como mecanismos de produção e ocupação.

A estratégia será a de facilitar as redes de contatos entre os idosos com outros grupos sociais e agregar novas tecnologias e linguagens de comunicação como ferramentas para potencializar suas experiências de organização social e cultural como também criar oportunidades de ampliação de sua renda familiar viabilizadas pela comercialização de produtos na internet e sua incorporação às redes sociais vinculadas as atividades por ele desenvolvidas como o artesanato.

O objetivo dessa ação de extensão é oferecer a inclusão digital para grupos de idosos buscando potencializar atividades sociais, econômicas e culturais, constituindo alternativas de ocupação e acolhimento social que envolvam diretamente o contato simultâneo com o município e outros grupos sociais e também com as novas gerações. Essa interação busca possibilitar a capacitação nos processos comunicativos e de formação cultural escolar e letramento, que contribuam no debate a cerca da construção de alternativas e identidades locais para o desenvolvimento social e sustentável da região.

O trabalho será desenvolvido através de oficinas planejadas em reuniões mensais com os participantes. Elas irão ocorrer em horários alternados para viabilizar a participação dos 160 idosos que serão envolvidos, utilizando os laboratórios de informática do CRAS, do Centro de Juventude e Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e um novo laboratório a ser instalado em breve no Centro de Convivência do Idoso.

Espera-se com a implementação desse projeto contribuir para a construção de novas parcerias sociais e econômicas entre os idosos e elevação de sua auto-estima. Ainda, se pretende envolver outros grupos sociais com diferentes faixas de idade para apoiar o contato e futuras parcerias entre produção cultural e econômica; inserir as atividades dos idosos em redes sociais; e ampliar o campo de estudo de tecnologias educacionais na Universidade.

Estudantes da UFERSA dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado de Ciência e Tecnologia e Licenciatura em Matemática, residentes em Icapuí, serão selecionados como bolsistas para monitorar todo o processo sob a supervisão do Professor Valdemar Siqueira Filho.

Período de realização: de janeiro a dezembro de 2011.
 

Nenhum comentário: