segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Problemas na Saúde Pública de Aracati afeta Icapuí

Ação Civil revela espera por biópsias em Aracati


O material foi colhido em 2004. Ao todo, 735 biópsias deixaram de ser feitas no município

Em Aracati, a 148 km de Fortaleza, a saúde pública vive um constante descaso. O Sistema Único de Saúde (SUS) da Cidade, deixou de fazer 735 biópsias, agravando o quadro dos pacientes e até levando à morte. Outros município também são atingidos pelo problema no município. É o caso de Beberibe, Fortim, Itaiçaba e Icapuí.
O promotor Alcântara e mais outros dois assinaram uma Ação Civil Pública, mostrando a situação do município. O documento mostra que a Secretaria da Saúde do Município possuia um estoque de várias partes de corpos humanos.
No total, 735 pedaços de corpos humanos abandonados nas salas do Centro de Saúde Reprodutiva e no hospital municipal, dos quais 151 estavam apodrecidos. Enquanto isso, pacientes esperavam pela biópsia desde 2004.
Segundo a secretária da Saúde de Aracati, Adélia Maria Araújo, existia um convênio desde 2004, para a realização de 65 biópsias por mês, mas, devido as dificuldades do sistema estadual, o número nunca era atingido. Como não foi efetuado o agendamento das biópsias, o material a ser periciado foi acumulado.

Redação Jangadeiro Online, com informações do jornal O Povo

Nenhum comentário: