quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Professores que prestam serviço à Prefeitura de Icapuí reclama de salários atrasados

O blog A Cidade Icapuí recebeu um e-mail escrito por um grupo de professores prestadores de serviço  questionando o atraso no pagamento dos salários. Segundo os professores, ainda não foram pagos os vencimentos referentes a setembro. Questiona o porquê desses atrasos, já que os mesmos são pagos pelo FUNDEB. Abaixo reproduzimos o texto:

ENTRA DEZEMBRO, MAS NÃO SAI SETEMBRO!

Os professores que prestam serviço à prefeitura de Icapui não recebem seu salário desde o mês de setembro. Isso, indubitavelmente, mostra descaso na educação do município e confirma o pouco interesse do gestores públicos em desenvolver uma educação mais qualitativa, que cumpra com o seu dever de preparar (em especial) crianças, adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e o exercício da cidadania.

É bom lembrar que parte desses docentes são pais de família, que precisam desse recurso para prover as despesas da casa; outra parte são estudantes que cursam faculdade e, por isso, dependem desse salário irrisório para pagar a mensalidade e comprar os materiais de estudo.

Paulo Freire, um renomado educador e escritor brasileiro, falando a respeito da importância do professor para o progresso da sociedade, diz: “o professor é a figura imprescindível no processo ensino-aprendizagem. E os frutos do seu trabalho transbordam os muros escolares e passam a ser implementados no cotidiano da sociedade.

Portanto, para que tenhamos uma Educação de qualidade e uma sociedade mais humana, é preciso valorizá-los”.

As palavras desse fenômeno da educação brasileira está sendo deturpada por aqueles que deveriam dar prioridade à condução progressiva da educação em nosso município. Admitindo uma realidade inadmissível, podemos inferir que, com o atraso ilícito do seu salário, os professores passam a trabalhar desmotivados e  coberto de preocupações, visto que a conta mensal no mercantil está atrasada, o pagamento da fatura do cartão está com três meses atrasado e correndo juros, as prestações estão sendo cobradas diariamente em suas residências etc.

Não resta dúvida de que tudo isso implica negativamente no processo ensino-aprendizagem e, por conseguinte, no desenvolvimento da educação de nosso município.

Diante dessa caótica situação configurada na educação de nossa cidade, surgem algumas indagações pertinentes, das quais quero destacar apenas duas: por que o salário dos professores prestadores de serviço atrasam tanto? o depósito na conta da prefeitura efetuado pelo fundeb também atrasa ou é falta de  gerenciamento e prioridade dos gestores para com a educação?

Com esse cenário tão entristecedor, os alunos, que constituem o principal público da educação, são os que mais saem perdendo. É hora, portanto, de haver a mobilização dos pais para reivindicar mais respeito com os
professores de seus filhos, exigindo regularidade no salário e melhores condições de trabalho para que os docentes possam executar o seu trabalho com êxito.

Apesar dos pesares, não devemos perder a esperança de ver uma Educação mais qualitativa em nossa querida e linda cidade. Pelo contrário, devemos continuar sonhando e lutando por melhorias significativas no âmbito educacional. Estaremos na torcida, a fim de que essa triste situação seja efêmera e brevemente revertida.


Nenhum comentário: