segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TV Verdes Mares: Cultivo de milho catingueiro em Icapuí

No programa Nordeste Rural da TV Verdes Mares re-exibiram a matéria sobre o milho catingueiro de 07 de março de 2010. veja o texto e o video abaixo: 

Agricultor comemora lucro e safra colhida na metade do tempo

26/12/10

Agricultores de um assentamento do município de Icapuí, no Litoral Leste, colheram um grão diferente de milho.

Para o clima quente e a terra árida do nordeste, grãos especiais. O milho catingueiro foi desenvolvido pela Embrapa para resistir ao semi-árido.
No assentamento rural Campos Verdes, Litoral Oeste do Ceará, o agricultor Roberto Marques festeja a colheita precoce das espigas.

O agricultor, que um dia deixou para trás o sonho da Capital e retornou à lavoura, plantou pela primeira vez este ano o milho criado em laboratório. Agora, enche as mãos com o resultado.
No assentamento, as famílias estão descobrindo na prática que o milho catingueiro pode reduzir os riscos de frustração da safra, já que não depende da chuva.

Milho pronto na metade do tempo

No local, os 6 hectares de cultura receberam irrigação por gotejamento. Em 60 anos de trabalho no campo, o agricultor Cosme Augusto Lopes, que já é aposentado, mal acreditou quando percebeu o milho prontinho para colheita na metade do tempo tradicional.

Outra diferença deste cultivo de milho é o destino da produção. Tudo o que está sendo colhido será vendido não como grãos para alimentação e sim como semente. Uma forma de obter maior valor agregado ao milho.
A saca do milho para semente pode alcançar um valor 4 vezes maior que o grão comum, asseguram os agrônomos que oferecem apoio técnico no assentamento.

Na vizinhança, a gricultora Maria Edileuza Lopes já aposta no milho catingueiro para substituir a plantação de feijão e do milho tradicional. “Com certeza é uma novidade, porque a gente que é agricultor sofre muito para entregar uma saca de milho só por R$ 20,00. Se é para ganhar mais, a gente está celebrando muito”, comemora ela.

Assista o video abaixo: 

Nenhum comentário: