sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Jornal gaúcho faz matéria turistica sobre Icapuí e Tibau-RN

O  Jornal Correio do Povo publicou na sua edição do dia 08 de dezembro uma matéria sobre as praias de Icapuí e Tibau-RN. abaixo a reportagem:

Uma bela união de falésias e mar


Uma região que abrange a caatinga e o litoral dos estados de Rio Grande do Norte (RN) e Ceará (CE) surpreende o visitante pela quantidade de atrativos e pela riqueza. Se o visitante quiser apenas curtir a beira-mar e as águas sempre mornas, conta com as praias dos dois estados, desde Tibau, na divisa com RN, percorrendo as muitas praias de Icapuí (CE) com suas falésias, enseadas, montanhas multicoloridas e um mar que realmente está para peixe. Em Icapuí, a praia Redonda concentra uma das maiores colônias de pescadores do Ceará. Graças a essa luta, todos os anos o município promove a Festa da Lagosta.

Mas só o mar não basta. Icapuí responde por mais da metade da produção e exportações de melão do Ceará e também de minimelancias, aquelas bem pequenininhas e sem sementes. A produção é resultado de muito investimento sobretudo em irrigação, mesmo processo usado no outro lado da fronteira, em RN. Ao lado de Tibau fica Mossoró, maior produtor e exportador de melões do Brasil, segundo maior produtor de petróleo em terra, principal beneficiador de sal. Mossoró produz ainda algodão, carnaúba, castanha do caju, com destaque para o beneficiamento e exportação. A cidade é muito bonita, bem cuidada. O povo, vaidoso da sua categoria de polo econômico e cultural mais importante do RN, além de ser a capital cultural de toda a região. Isso pode ser constatado na presença de casas de espetáculos, teatros e nas ruas, onde se criou um Centro de Convivência com um mix de restaurantes com mostra da culinária local, nacional e internacional. A hotelaria é ampla. Nos dois últimos anos foram construídos quatro novos hotéis, informa o secretário de Desenvolvimento, Nilson Brasil, tudo para atender a demanda, em especial de executivos.

À essa rede se soma o Thermas, Hotel & Resort, com 145 leitos, dentro de um parque e bosque composto por 11 piscinas, cujas águas tem graduações que vão dos 24 até os 44 graus centígrados. A de 51 graus, a primeira que recebe a água do fundo do poço termal, é fechada com uma tela. Conta, ainda, com lago, pomar, horta e uma Fazendinha, com charrete, minivacas leiteiras, petiços e cavalos. Ali, junto, funciona uma unidade da Petrobras, que prospecta petróleo no local com energia solar, equipamento inaugurado pela atual presidente eleita, quando ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef. Tendo na direção comercial o empresário gaúcho Gabriel Chaves, o Thermas está sempre em atualizações. O gerente regional do Thermas Mossoró, Washigton Souza, destaca que, além de oferecer uma infraestrutura diversificada para o lazer e a cultura, o hotel conta com espaços para congressos e convenções. Desde julho deste ano, o Thermas assumiu a administração da Casa do Mar, um pequeno e aconchegante resort na linda praia de Icapuí, distante apenas 60 quilômetros de Mossoró. A Casa do Mar mantém spa em parceria com a Revivare, oferecendo mais conforto à clientela. Fica na famosa praia de Tremembé, ao lado de outras praias, como Ponta Grossa (um paraíso de encostas íngremes), Redonda (essa rica em pesca e lagosta), Picos e tantas outras. Icapuí conta com projeto de proteção ambiental do Ibama, visto que pode ser considerado um "paraíso". Pousadas, no alto das falésias, são aconchegantes, floridas e têm preços acessíveis. Informações:www.prefeiturademossoro.com.br /www.hotelthermas.com.br/www.casadomar.com.br.

Fonte: Correio do Povo visto no portal AracatiNET

Nenhum comentário: