terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Secretaria de Ação Social empossa os novos conselheiros municipais


Em cerimônia realizada no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, na manhã desta terça-feira (7/12), o secretário de Ação Social, Augusto Álvaro Gomes, deu posse aos membros titulares e suplentes que estarão à frente do Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas; e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento teve a participação dos grupos de flauta e violão e das crianças do "Batulata" que participam dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência a Assistência Social - CRAS, com sede em Mutamba.


Além dos grupos de instrumentistas, estavam presentes também autoridades locais, secretários municipais,  membros da sociedade civil e os representantes do Poder Judiciário: o juiz da comarca de Icapuí, Renato Belo Vianna Velloso; o promotor de justiça, Adriano Jorge Pinheiro Saraiva e a defensora pública, Dra. Ana Mônica Anselmo Amorim.

Os representantes do Judiciário ressaltaram a importância do incentivo a arte e a cultura no município, como meio para transformar a realidade social das crianças e jovens. Segundo eles, é necessário ter responsabilidade social no desenvolvimento das funções de conselheiros municipais e que, como representante do Poder Judiciário, se dispuseram a contribuir e ajudar os novos membros no desempenho de suas atividades, através de orientação jurídica. Alertaram para as constantes violações dos direitos das crianças e adolescentes, como também, a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas para esse grupo.

Novos conselheiros tutelares
 O Conselho Tutelar, pela sua importância e atuação, tem maior destaque entre os conselhos municipais. Os novos membros, eleitos recentemente através do voto direto e democrático, são: Eldevan Nascimento Silva; Missileia da Silva Barbosa; Iolanda Maria Uchoa; Carlos Vírgilio Rebouças da Silva e Deisely Maia Rebouças.  No discurso de posse, Missileia da Silva Barbosa, reeleita para a função, reivindicou do poder público mecanismos de suporte ao funcionamento do Conselho Tutelar. De acordo com eles, a falta de estrutura e apoio na realização das atividades dificulta o trabalho dos conselheiros. A conselheira pediu ainda a participação de toda a população na fiscalização e orientação das crianças e adolescentes, para que juntos possam formar seres humanos socialmente integrados e investidos de grandes expectativas para o futuro.

A solenidade teve, no seu encerramento, a palestra do professor Davi Ribeiro, teólogo e especialista em combate ao uso de drogas. Ele atua em várias cidades do vale do Jaguaribe alertando para o uso desenfreado de drogas entorpecentes e enfatizou que, a cidade de Icapuí, infelizmente, detém índices altíssimos de consumo de drogas que requerem políticas públicas urgentes para, no mínimo, amenizar o problema.

Por ClaudiMar Silva 

Nenhum comentário: