terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prefeitura de Icapuí perde viveiro de mudas

A Prefeitura de Icapuí perdeu o viveiros de mudas que havia ganho como premiação do Selo Verde de 2007. O valor para o processo de construção do Viveiro é de R$ 100.000,00 (Cem mil reais). O blog noticiou a possibilidade da perda deste espaço ambiental para o município em agosto de 2009. (Veja Aqui). 

A Prefeitura de Icapuí deveria doar um terreno com área não inferior a um hectare e apresentar o documento de doação para o governo do Estado do Ceará. O local teria que ter fácil acesso, água, energia e demais infraestruturas indispensáveis à operacionalização do viveiro. 

Sobre a doação

Primeiramente a Prefeitura quis desapropriar o terreno de 1,5 hectares localizado na estrada que liga a CE-261 a comunidade de Redonda, de propriedade da presidente do ICAPREV, Maria Irisvanda de Sousa Viana Braga. No entanto, a maioria dos vereadores foram contra essa desapropriação. Na época, questionaram o valor da desapropriação que, segundo os vereadores, era de 47 mil reais. Devida a forte pressão dos vereadores, a prefeitura desistiu de desapropriar o terreno. 

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) concedeu mais tempo para que a Prefeitura efetivasse a doação do local para instalação do viveiro. Segundo informações colhidas pelo blog, a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente teria encontrado um outro terreno na Serra do Mar, que atendia todos os requisitos impostos pelo Governo do Estado, e teriam acertado o valor do terreno em 26 mil reais. Porém, o pagamento ao dono não foi efetuado e com isso o prazo para enviar o documento de doação expirou.

O Resultado
A Prefeitura de Icapuí acabou perdendo os recursos financeiros que seriam utilizados na construção do aparelho ambiental de criação de mudas de plantas que serviriam para reflorestar áreas degradadas no município.

E mais

Só neste ano, devido aos entraves burocráticos e políticos, o município de Icapuí deixou de receber recursos importantes para construção de obras na cidade. Entre elas, a implantação da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante ficou impossibilitada pela não desapropriação do terreno em tempo hábil. A construção das quadras de esportes em Tremembé e Quitérias e a continuação do calçamento da Serra de Mutamba até o Centro de Icapuí também foram prejudicados pela perda de recursos, estes últimos devido a Prefeitura  de Icapuí não ter enviado os projetos das obras. 80 mil reais de uma construção de quadra de esportes em Olho D´água também retornaram porque a Prefeitura não cumpriu os  tramites burocraticos para fazer uso do dinheiro.

10 comentários:

thiagojstavares disse...

E continuando nesse ritmo o municipio de icapui e seus municipes perderão muito mais, por nada mais nada menos que incompetencia da administração publica municipal. Com todos esses recursos perdidos fica dificil até para os vereadores e quem mais quiser ir atras de verbas pois quem financia não quer disponibilizar pois sabe que não haverá nenhum esforço por parte da administração para o cumprimento de tais requisitos para o recebimento dessas verbas.

E ANTES QUE VENHAM UNS E OUTROS AQUI DEPOIS DE MIM DIZER QUE EU SÓ SEI CRITICAR O PREFEITO E A ADMINISTRAÇÃO, FAÇAM O FAVOR DE ADMITIR QUE ISSO É INCOMPETENCI E IRRESPONSABILIDADE E NÃO É PORQUE EU SOU DA OPOSIÇÃO QUE EU ESTOU FALANDO ISSO E SIM POR QUE É A MAIS PURA VERDADE. ADMITAM OS ERROS ANTES DE DIZER QUE EU SÓ SEI CRITICAR.

OBG.

Professor Wellington Pinto disse...

O prefeito não é o único culpado, cadê nossos vereadores que perdem o tempo com propaganda política? Muitos já estão em campanha pela prefeitura,enquanto isso o povo padece. Outra bomba que vai estourar é dos taxistas, as vans credenciadas e que ganharam a licitação é que poderão trafegar de Aracati a Icapuí, e aí como ficam os pais de família que depende da linha para alimentar as famílias? Cadê o poder judiciário que não aje na legitimidade dos direitos do cidadão? Acorda Icapuí...

Professor Celestino disse...

Essa perca não é a primeira e infelismente não sera a ultima vez que Icapuí perde beneficio por incompetencia dessa gestão, mas foi assim que a maioria do povo escolheu, uma administração xula, sem projeto, sem planejamento e sem rumo, que não controi nada de positivo para a nossa cidade, pelo contrario dem destruido tudo que comquistamos a partir da nossa emancipação. mas como diz um conterraneo "Ninguem é cego a vida toda podendo enxergar" e o nosso povo vai despertar!!!

Professor Celestino disse...

caro adolfo inclua como perda a quadra de Olho dagua com R$ 80.000,00 emenda do dep. estadual Lula Morais por intermedio do mandato do vereador Marcos Nunes, que a prefeitura não coumpriu os tramites burocraticos para fazer uso do dinheiro.

Unknown disse...

isso eh brincadeira!!!!!!

thiagojstavares disse...

O mais legal de tudo é que quando eu fiz o primeiro comentario eu ja coloquei uma parte advertindo sobre futuras criticas a minha pessoa por "só saber falar mau da administração", fiz isso pq em todos os outros posts que fiz a respeito de assuntos envolvendo a administração publica e o administrador publico fui ostensivamente criticado pq eu só sabia falar mau, criticar... enfim... quando eu me antecipo já não deixando espaço para tal "os sem argumento". Mas como a esperança é a ultima que morre (se é que ela morre) eu ainda estou esperando por tais.

Ricardo Rebouças. disse...

Vindo de uma gestão tão incompetente, isso já era de se esperar. Típico.

Prof. Mauro disse...

É lamentável a situação em que se encontra nosso município. Não precisa relatar quais as causas que tem gerado tais probelmas.Uma administração perfeita é basntante difícil, pois sabemos que problemas todas possuem. O mais impressionante é existir uma administração inoperante, vazia, sem rumo como esta que está instalda em nossa cidade e ainda por cima o povo a referendar novamente. Que isso sirva de lição para numa próxima vez pensarmos no bem de todos e não somente nos nossos interesses. Torço para que isso possa tomar rumos melhores, pois Icapuí está quase sem forças e no buraco. Acorda povo, mais uma vez repito, está bem próxima a hora de tomarmos a direção dessa barca que está mais perdida que cego em tiroteio.

Emilio Konrath disse...

Desta vez não tem jeito Thiago, acho que ninguém terá coragem de jogar uma pedrinha que seja em você.
A verdade é inatacável!

Marquinhos disse...

Por muita muita incompetência mesmo o nosso municipio esta perdendo recursos financeiros.
Estamos perdendo também as coisas boas que nosso municipio tinha.
A culpa e desta administração vazia que não tem projeto.