quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Diário do Nordeste: Turismo avança no CE

30/12/2010
O secretário Bismarck Maia
apresenta ações do governo
em benefício do turismo
FOTO: DIVULGAÇÃO
O secretário do Turismo, Bismarck Maia, mostra ações do governo nos últimos quatro anos e faz projeção para tornar o Ceará uma destinação turística

Arrojado e empreendedor. Estas são características marcantes do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que, há quatro anos à frente da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), dá uma grande contribuição ao governo Cid Gomes na transformação do Ceará.

Dois aeroportos, um Centro de Eventos, estradas duplicadas, cursos de qualificação profissional e empresarial e outras tantas ações fazem parte do repertório de atividades que têm sido executadas em benefício do turismo e do Ceará. Nunca se investiu tanto no setor como nestes últimos quatro anos. Este é o balanço que o secretário faz em entrevista, que pode ser conferida a seguir.

Qual a política para o desenvolvimento do turismo adotada pelo Governo do Estado e como ela foi efetivada durante os últimos quatro anos?
Não basta mais falar dos atrativos naturais que temos. Não basta dizer que temos sol o ano inteiro, que a comida é boa, que as praias são maravilhosas, que a água do nosso mar tem 26 graus, que nossa gente é boa, generosa e hospitaleira. Isso só não basta. Tínhamos que fazer muito mais. O Governo do Estado desenhou uma macro estrutura para dar um salto de qualidade para mais 30 anos e consolidar o Ceará como destino turístico.

Essa estrutura é possibilitada através da criação de novos equipamentos, reforma dos antigos e, sobretudo, preservar esses atrativos naturais, que hoje são cantados em verso e prosa. Imagine que se divulgava nossas praias, mas não se fazia saneamento básico adequado. Que incoerência! Na publicidade e promoção, nenhum Estado em toda a história investiu tanto como nós nestes quatro anos.

Qual o balanço que o senhor faz do trabalho à frente da Setur e de que forma essas ações irão beneficiar o turismo no Ceará?
Superamos o desafio de fazer o planejamento da macro estrutura acontecer. Ele está todo em execução. As grandes obras estão acontecendo e ficarão prontas todas no final de 2011 ou até 2012. Com o Centro de Eventos, iremos entrar no maior segmento do setor no Brasil, que é o segmento de eventos, congressos, feiras e exposições. Com as estradas do litoral Leste duplicadas, teremos o mesmo cenário que transformou a realidade da Espanha, da Itália e de Portugal.

Já o Acquario irá inserir o Ceará no cenário das grandes edificações e dará um salto, esse sim, inigualável e jamais visto antes, como representou a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e todas essas âncoras que existem no mundo e que são visitadas pelos turistas.

Por fim, os aeroportos farão com que as pessoas do Brasil e estrangeiros visitem nossos diferentes polos turísticos. Todos os turistas que vinham ao Ceará entravam via Fortaleza e as pessoas, esporadicamente, visitavam Camocim, Acaraú, Icapuí, Jericoacoara, entre outros. Agora não. Teremos um aeroporto que viabilizará a Serra da Ibiapaba e os litorais Leste e Oeste do Estado. Com os outros aeroportos regionais, incrementaremos o turismo em outras regiões cearenses.

Quais os planos para o Turismo do Ceará daqui pra frente?
Cuidar da microestrutura. Desenhamos a macro estrutura e vamos continuar avançando na promoção. Chegou a hora de cuidar da microestrutura. O que é microestrutura? Cuidar da comunidade. Como já estamos construindo as estradas, o Centro de Eventos etc, agora temos que cuidar das comunidades, dos produtos turísticos. Tratar bem as ruas, calçadas, mobiliário urbano, saneamento, enfim, criar uma boa ambiência.

É fato que o governador Cid Gomes tem a determinação de continuar investindo ainda na macroestrutura turística em diversas regiões, com obras em novos centros de convenções, estradas, equipamentos de entretenimento etc. Os recursos da CAF, do BID e do Tesouro já estão programados para esses investimentos.

Como o senhor avalia a parceria com o Sebrae?
Excelente. Agora mesmo temos em curso um forte programa de qualificação gerencial. Não basta treinar o funcionário. Temos que treinar também o gerente, o patrão. Este programa atinge profissionais e gerentes do litoral Leste, Oeste e região do Cariri. Temos muito o que avançar e avançaremos. A boa notícia é que teremos o atual ministro do Turismo, Luiz Barretto, como presidente do Sebrae Nacional. Um grande parceiro, que, apoiado pela diretoria regional, sinaliza diferentes ações para o turismo do Ceará.



Ponto de vista
"Com o Centro de Eventos iremos entrar no maior segmento do setor no Brasil"

"Na publicidade e na promoção, nenhum Estado do Brasil investiu tanto como nós"


Perfil
 

Bismarck Maia

Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, atual secretário do Turismo do Estado do Ceará, é também presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), desde março de 2009. Foi presidente do Fórum Nacional de Secretários do Turismo do Brasil nas gestões de 2007 e 2008. Em 1990, exerceu o mandato de deputado estadual e, em 2002 foi eleito deputado federal.

De 1991 a 1995, foi diretor de Turismo do Estado no Governo Ciro Gomes, onde iniciou a internacionalização do turismo cearense, com a conquista dos primeiros voos regulares e charters, da Argentina, Estados Unidos e Itália, resultando em um expressivo fluxo de estrangeiros para o Ceará.

Participou nesta época do Prodetur-NE, que carreou recursos para obras como o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Rodovia Estruturante CE 085. Foi diretor de Economia e Fomento da Embratur, de 1995 a 2002, quando promoveu grandes investimentos no Estado do Ceará.

Nenhum comentário: