quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Icapuí dar início a articulação para o Selo Unicef Edição 2009-2012

Começa a articulação para levantamento de informações sobre as políticas públicas para crianças e adolescentes 

O secretário de Ação Social do município de Icapuí, Augusto Álvaro Jerônimo Gomes, falou ontem com o radialista Carlos Garcia, na Rádio FM Educativa, sobre a edição 2009-2012 do Selo Unicef Município Aprovado. O mesmo foi escolhido para ser o articulador responsável pelo levantamento de dados, principalmente das políticas públicas de garantia do bem estar das crianças e adolescentes do município, e informar a comissão julgadora do selo. O secretário disse que já deu início aos primeiros encontros com sua equipe. Segundo ele, ficou estipulado o dia 14 de cada mês para as reuniões destinadas a junção e organização dos dados coletados.

Quando perguntado sobre a possibilidade de Icapuí ser certificado novamente com o Selo Unicef, Augusto Álvaro disse estar bastante otimista e que confia na equipe montada para essa finalidade. O mesmo vem orientando a todos a coletarem o máximo de informações pertinentes aos requisitos exigidos pela entidade promotora do selo.

O Selo Unicef - Município Aprovado foi criado em 1999 pelo escritório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e envolveu os estados do Ceará e Rio Grande do Norte. A escolha dos municipios  aprovados acontece a cada dois anos, tempo de validade de cada edição. Em sua sexta edição, o selo abrange 11 estados brasileiros e um total de 1.262 municípios que disputam a certificação. Para isso, precisam preencher os requisitos mínimos definidos pela comissão que avalia as gestões municipais inscritas na disputa. O objetivo do selo é estimular esses municípios a adotarem políticas mais inovadoras e participativas nas áreas de direitos, educação e saúde para crianças e adolescentes. Os municípios são agrupados de acordo com sua realidade econômica e são avaliados a partir de três aspectos: impacto social; gestão de políticas públicas e participação social. Os municípios aprovados têm o direito de utilizar a marca do Selo Unicef em seus materiais impressos,  peças publicitárias, veículos à serviço do município, entre outros, sendo vetado o uso de caráter político ou eleitoreiro.

Icapuí participou de todas as edições do selo, sendo certificado nos anos 2000, 2002, 2004 e 2008. Em  2006, o município não foi certificado.

Mais informações, visite o site do Selo Unicef.

Um comentário:

Marquinhos disse...

Icapuí está cheio de politicas inovadoras, só queria saber onde encontra estas inovações?
Selo Unicef para uma cidade desacreditada é brincadeira.