quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Diário do Nordeste: Turismo - Novas capacitações em 2011

Icapuí ainda não teve descoberto seu potencial turístico,
mas já busca qualificação
FOTO: ALEX COSTA
Projeto objetiva que o empresariado desenvolva o turismo sustentável, buscando alcançar a excelência nos seus negócios


O Sebrae Ceará, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-CE), irá executar, em 2011, uma nova capacitação destinada aos empresários com atividades ligadas ao turismo. Trata-se do projeto de Qualificação e Aperfeiçoamento em Gestão Empresarial para o Turismo, que vai beneficiar 125 empreendedores do litoral Leste e do Cariri.

O grande diferencial do treinamento é a adoção da metodologia do Clube da Excelência, criada e desenvolvida pelo Sebrae Bahia, que tem como principal foco a conquista de resultados práticos para a empresa.

A ideia do projeto é direcionar e orientar esforços para capacitar os empresários para o desenvolvimento do turismo sustentável visando a um maior nível de eficiência na prestação de serviços turísticos, através da criação de um ambiente voltado para a geração de conhecimentos e experiências, buscando a excelência nos negócios e resultados para as empresas. A capacitação será realizada nos municípios de Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, no litoral Leste, além de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri, no Cariri.

Objetivos


Espera-se com esse projeto contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos turistas, estimular a formação continuada e a qualificação empresarial, conscientizar os empreendedores turísticos da importância da qualificação e criar um ambiente propício para a realização de negócios entre os participantes, tornando-os parceiros.

O vetor mobilizador do projeto será o incentivo aos empresários para desenvolvimento de um trabalho coletivo e participativo na construção de saberes e práticas sobre as ferramentas que serão apresentadas durante a capacitação.

Serão realizados, em cada região, cinco treinamentos, totalizando uma carga horária de 140 horas/aula por cada capacitação proposta no projeto, além das 80 horas/aula do curso "Desenvolvimento de Competências para Incremento de Negócios", que será ofertado na forma de uma turma por região.

O projeto beneficiará 125 empresários, sendo 75 deles no litoral Leste (divididos em três turmas) e outros 50 na região do Cariri (também divididos em duas turmas).

Encontros, oficinas, consultorias e cursos fazem parte do projeto, que é totalmente voltado para empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas da atividade de meios de hospedagem, alimentos e bebidas e outros segmentos turísticos.

É considerado fundamental que o processo de capacitação comece pelos empresários, pois será a partir desses que as práticas de treinamento e valorização do trabalhador poderão ser implementadas e, consequentemente, o projeto atingirá o objetivo maior, que é a qualidade da prestação dos serviços turísticos por parte dos empresários.

MAIS INFORMAÇÕES

Sebrae Ceará
Fones: 3255.6626 / 3255.6704

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: