sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bodega Cultural: Pescadores de Tremembé e Icapuí transformam a cidade num palco de guerra

Reproduzimos aqui a postagem o blog BODEGA CULTURAL sobre o fato de hoje.

Pescadores de Tremembé e Icapuí transformam a cidade num palco de guerra



Foto: Antonio Carlos Medeiros

Vários pescadores de Icapuí e da
comunidade de Tremembé se reuniram num protesto violento, hoje pela manhã (18), fechando todas as entradas e saídas do município, vandalizando o patrimônio público, ameaçando quem ousasse furar o bloqueio, até que as autoridades responsáveis resolvessem aparecer para mediar o conflito que vem existindo há alguns meses entre eles e os pescadores da Praia de Redonda. [...]

Cortaram árvores inteiras, tombaram e incendiaram veículos da prefeitura. Fecharam as entradas de acesso a Aracati e Mossoró, e ainda obrigaram os comerciantes a fecharem suas portas sob ameaça de terem suas lojas saqueadas.

Ao abordarmos um pescador conhecido pela alcunha de “João de Pacunde” para nos conceder uma entrevista, como fizeram noutra oportunidade alguns pescadores bem mais civilizados da Redonda, fomos repelidos de forma brutal, ameaçados de sermos espancados e de termos nossos equipamentos danificados.

Entenda o caso

Toda essa guerrilha urbana foi provocada pelos pescadores de Redonda, também praia de Icapuí, que não permitem que pesquem a lagosta de compressor, equipamento de mergulho proibido pelo Ibama.

Até aí tudo bem, mas como dissemos aqui, os pescadores de Redonda começaram a fazer justiça com as próprias mãos, incendiando barcos e espancando os pescadores pegos com equipamentos de mergulho em águas limítrofes da Redonda. Estão errados, eles não são agentes da Lei.

Entretanto, os que pescam de forma irregular também estão, ainda mais quando tentaram obstruir o acesso à informação a que todos temos direto, e que como profissionais tentamos colher para publicar.

Os pescadores em protesto, os escafandristas que estão sendo prejudicados, em vez de irem para o enfrentamento direto com os pescadores de Redonda preferiram ameaçar os cidadãos icapuienses que nada tem a ver com a pendenga, impedindo-os de ir e vir e ainda entraram na Câmara Municipal para depredar o patrimônio público. Resolve?

Infelizmente fomos impedidos de fotografar o vandalismo provocado pelos revoltosos sob pena de sermos linchados em praça pública, mas temos colaboradores que vão nos repassar imagens mais chocantes que posteriormente publicaremos aqui.

Bom, como dissemos anteriormente, depois que pelo menos metade dos pescadores morrerem em confronto, após um banho de sangue, é possível que o Ibama venha de maneira mais ofensiva, com uso de força policial, conter os ânimos acirrados dos que insistem em pescar de forma ilícita. Com os famigerados compressores.

Fonte: Bodega Cultural

Um comentário:

Antônio disse...

Diante dos fatos que aconteceram nesta sexta-feira (18/09/2009) pela manhã no centro da cidade ja era de se esperar. Quantas vezes as autoridades locais, orgãos responsáveis foram alertados para quer se tomasse uma posição em solucionar a problemática da pesca em nosso município. Os mesmos ficaram de braços cruzados, um esperando pelo outro. Quando isso acontece alguém acaba tomando alguma atitude embora que seja prescipitada como aconteceu algumas semanas atrás e repetiu hoje com maior gravidade. Se o IBAMA tivesse fiscalizado e proibido, a colocação das "marambaias" bem antes do inicio da pesca no começo do ano, digo isso porque, nas madrugadas se ouvia caminhões e mais caminhões trafegando pelas vias de Icapuí carregados de tambores, não estaria acontecendo essa violência de pescadores contra pescadores. Infelizmente elegemos pessoas para assumir cargos políticos que estão totalmente despreparadas para assumir as responsabilidades em nossa cidade. Nossa cidade está tomada pelas drogas, nossos jovens estão perdidos nesse mundo que para muitos não tem mais volta. E o que ta sendo feito? Icapuí é jovem tem 25 anos de idade, ainda da tempo! O tempo esta passando se não nos preocupamos com a nossa cidade, vamos acabar vivendo como nas grandes cidades todo mundo PRESO em suas casas. Vamos deixar de falar nas sessões da câmara que antigamente fulano fez atitudes erradas, e porque eu também não posso fazer isso também? São essas e outras coisas que ouvimos nas sessões que nos deixam tristes, envergonhados como cidadãos icapuiense, queremos propostas, mais saúde, educação, emprego. Mas tem gente que adora ouvir um vereador falar mal do outro, dessa forma não estamos construindo uma sociedade para o futuro como sonhamos.
Espero que as autoridades possam resolver esse problema da pesca sem beneficiar um e prejudicar outros, diante de tantos problemas que ja temos. Um abraço a equipe do blog.