sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Protesto de pescadores é controlado em Icapuí

Grupo ateou fogo em pneus e em um carro-pipa da Prefeitura. Manifesto é mais um capítulo do conflito existente entre grupos que fazem a pesca da lagosta
Manifestação em Icapuí. Foto: A Cidade de Icapuí
Manifestação em Icapuí. Foto: A Cidade de Icapuí

A Polícia Militar conseguiu controlar o protesto que bloqueou a entrada da cidade de Icapuí (Litoral Leste) no final da manhã desta sexta-feira (18). Em entrevista ao Barra Pesada, o capitão Paulo de Tarso, que está no local, confirmou que os manifestantes atearam fogo em pneus e em um carro-pipa da prefeitura. O trecho da entrada do município já foi liberado.

Cerca de três mil pessoas participaram da manifestação, que começou no meio da manhã e é mais um capítulo da polêmica em torno da pesca da lagosta no litoral da cidade. O protesto resultou no fechamento da Prefeitura de Icapuí e da Câmara Municipal, que realizava sessão. Os pescadores pedem que os vereadores ajudem a solucionar os conflitos.

Os pescadores artesanais dizem que são impedidos de pescar pelos colegas da Praia de Redonda. Estes rebatem acusando os demais pescadores de pesca predatória da região. Um exemplo dessa disputa aconteceu no início desta semana.

O Jangadeiro Online apurou que pescadores de Tremenbé pescavam na praia de Redonda quando abordados por um barco com supostos fiscais do Ibama. Eles tiveram os equipamentos destruídos. Os pescadores acusam os colegas de Rendonda como autores do crime.

Ibama
Segundo o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, a fiscalização na região é feita pelo órgão e pela Marinha do Brasil durante vinte e cinco dias do mês. Nos outros cinco dias, as embarcações passam por um serviço de manutenção e é exatamente nesta época que começam o problema. Ainda de acordo com Rolfran, hoje mesmo um barco da marinha está no litoral próximo de Icapuí, executando essa fiscalização.

Fonte: http://jangadeiroonline.com.br/blog/2009/09/pescadores-fecham-acesso-a-icapui/


Nenhum comentário: