segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mais notícia sobre o Festival da Lagosta

O blog do Eliomar divulgou nota hoje reafirmando a realização do IV Festival da Lagosta em Icapuí nos próximos dias 02 a 04 de outubro. A programaçao ainda é divulgada superficialmente, sendo enfatizado apenas a degustação de pratos variados à base de lagosta e shows com artistas regionais, como Chico Pessoa, Nonato Luís e Adelson Viana. Há a expectativa de uma atração de renome nacional, porém não há nenhuma confirmação.

A nossa cidade passa por uma grave crise no setor pesqueiro, principalmente da lagosta, onde recentemente aconteceram conflitos entre classes de pescadores. O clima ainda é tenso e de incerteza. Há um impasse muito grande com relação aos métodos de fiscalização da pesca predatória e os órgãos competentes junto com as autoridades do município buscam uma solução pacífica para as desavenças.

A temática da lagosta como instrumento de incentivo ao turismo é uma idéia viável, desde que as condições de sua exploração estejam bem resolvidas e os conflitos recentes sanados. A programação do evento deixa claro quais são os objetivos principais do festival: vai ser potencializado os atrativos turísticos da cidade através da divulgação nosso principal produto (a lagosta), mesmo que a escassez seja um problema real, e a conscientização através de oficinas para os pescadores sobre a problemática da pesca predatória. Por esse ângulo, o festival pode ser uma boa oportunidade para debater e amadurecer alternativas para resolver o declínio da economia local em virtude da redução drástica da produção da lagosta nos últimos anos.

A participação da população é imprescindível, já que são os mais afetados.

E MAIS

Seria o momento de começar a se pensar em outras fontes de renda para o município, já que a pesca da lagosta atravessa uma amarga crise de produção. O crustáceo tende a desaparecer caso a pesca predatória não seja combatida e os que dependem direta ou indiretamente dela precisam buscar outras opções. A questão é encontrar um produto tão farto e lucrativo quanto a lagosta já foi um dia.
Veja a notícia aqui.

Nenhum comentário: