quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pescadores procuram Ibama para discutir sobre conflitos no litoral de Icapuí

Retirado do site do IBAMA:

Pescadores procuram Ibama para discutir sobre conflitos no litoral de Icapuí

Fortaleza (22/09/2009) Estiveram reunidos com o superintendente em exercício do Ibama no Ceará o prefeito do Município de Icapuí e representantes dos pescadores de lagosta, para discutirem sobre os problemas que estão ocorrendo entre as comunidades de pescadores daquele município.

Para o superintendente, esses conflitos têm um enraizamento político agravado pela escassez do recurso pesqueiro aliado à crise no mercado internacional com o preço da lagosta. “Tudo não passa de uma disputa por área de pesca entre as comunidades”, afirma Francisco João Moreira Juvêncio.

A fiscalização do Ibama esteve na área por 25 dias ininterruptos, parando para a troca de fiscais por alguns dias, mas outra equipe já está em campo, devendo permanecer por todo este mês.

Todas as providencias cabíveis já foram tomadas pelos órgãos competentes e pelos pescadores, uma vez que o caso ganhou proporções policiais. No que compete ao Ibama, o instituto continuará fiscalizando todo o litoral, combatendo os ilícitos contra o meio ambiente com especial atenção à região dos conflitos.

Mariangela Bampi
Ascom Ibama/CE


Comentários d'ACIDADE

Desse encontro participaram o Prefeito Municipal, José Edilson da Silva, o vereador Lacerda Filho e o deputado federal José Airton, além dos pescadores Paulinho Damasceno e "Tutu", como é observado na foto.

A população aguarda para resolução desse conflito em nossa cidade.

fonte: IBAMA


3 comentários:

A Cidade Icapuí disse...

Esse encontro já devia ter acontecido há muito tempo. Não era pra ter deixado chegar onde chegou: pescadores se "degladiando" em praça pública e delimitação de fronteiras entre as comunidades. A rivalidade instaurada provocou um clima tenso entre os pescadores.

O diálogo ainda é a melhor forma de resolver qualquer tipo de conflito e os participantes desse encontro só perceberam isso agora.

Esperamos que dessa conversa saiam solucões efetivas e eficazes para a problemática da pesca e todos possam transitar livremente por todas as comunidades sem medo de retaliações descabidas.

Que a paz e a prosperidade voltem a reinar em nossa cidade.

Abraços!

Antonio Felix disse...

Concordo plenamente com vc Klaudimar, mas nessa reunião faltou o povo da Redonda, era para eles terem participados, acho que começaram errado !!!! mas vamos esperar !!!! Abraço !!!

Anônimo disse...

pirua xokei, pirua!!!!!!!!!!!!!!!tô rosa xiclete estampado de bolinha!!!