quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Conflitos de Pescadores de Icapuí é matéria de capa do DN

O Diário do Nordeste publicou hoje (30) uma excelente reportagem da jornalista Leda Gonçalves retratando o quadro conflituoso existente em nossa cidade que vem se arrastando há alguns meses.

A matéria relata que os pescadores da comunidade de Redonda estão de prontidão na vigília dos barcos que fiscalizam a pesca predatória na região, por existir um boato de serem "roubados" por outro grupo de pescadores.

Veja alguns trechos:

Pescadores em clima de guerra

Clique para Ampliar

MOBILIZADOS NA PRAIA, pescadores alertam que se não houver solução urgente, situação vai se agravar

Clique para Ampliar

Na praia da Redonda, pescadores suspenderam o trabalho no mar, após diversos confrontos. Eles montam guarda na proteção das embarcações e esperam solução para a crise (Foto: SILVANA TARELHO)

Clique para Ampliar

Detalhe da área onde acontece a pesca da lagosta

Icapuí. A competição pela captura da lagosta transformou este município, a 202km de Fortaleza, em um verdadeiro campo de guerra. A briga entre os pescadores artesanais (Praias de Ponta Grossa, Redonda e Peroba) e os que usam compressores, caçoeiras e marambaias (Barrinha, Barreira, Tremembé, Icapuí e Melancias), acirrada nos últimos meses, se expandiu do mar para a terra.

Tanto que a sede municipal vive dias de tensão. A violência atingiu a Câmara Municipal que está sem funcionar há 15 dias. A população se sente desprotegida e exige a resolução da contenda. Na tentativa de amenizar o conflito e garantir segurança para reabrir a Casa Parlamentar, um grupo de vereadores conversou com o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, (SSPDS), Roberto Monteiro. "Temos receio de que, se nada for feito, aconteçam até mortes nessa história", alerta o vereador Marcos Nunes, do PCdoB. Para ele, não existe mocinhos nem bandidos. "Todos saímos perdendo".

MAIS SEGURANÇA

Agora, 26 policiais militares, seis viaturas e quatro motos garantem a segurança da população e do patrimônio público. Apesar do aumento do contingente policial na cidade, os vereadores disseram ao titular da SSPDS que é preciso mais reforço e por tempo indeterminado.
...
Segundo os pescadores da Praia da Redonda, existia um acordo informal que limitava as áreas onde os barcos com compressores poderiam pescar. "Mas eles desrespeitaram isso. Mergulharam com compressor na área onde tinha manzuá", afirma o pescador Raimundo Nonato da Silva.

Irritados com o descumprimento do acordo, um grupo de pescadores apreendeu dois barcos, queimou outros três e afundou um em represália.

"A comunidade não pode fazer justiça com as próprias mãos", avalia o vereador Marcos Nunes. "Por outro lado, os que usam equipamentos proibidos, como os de Barreira, Tremembé e Icapuí, também estão totalmente errados".
...
Eles se queixam da falta de fiscalização do Ibama. "O órgão ia vistoriar o mar, mas só ficou aqui dois dias", denunciam.

Caderneta de compras

Sem dinheiro ou cartão de crédito, os donos de mercadinhos das localidades voltaram a utilizar a velha caderneta para anotar as compras fiadas. "Um dia, quando Deus quiser, eles todos pagam as dívidas", aposta a comerciante Sílvia da Costa.

O conflito gera problemas também na sede de Icapuí, onde a inadimplência nos bancos e comércio é alta. A insegurança, aponta o vereador Marcos Nunes, preocupa a todos. "A negligência das autoridades levou a este resultado".

Veja a notícia completa aqui.

Nenhum comentário: