terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vereadores de Icapuí pedem proteção a Secretaria de Segurança Pública

Notícia publicada no Diário do Nordeste (29.09.2009)
Vereadores de Icapuí pedem mais proteção

Um grupo de vereadores do Município de Icapuí, distante 202 quilômetros de Fortaleza, se reuniu, na manhã de ontem, com o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), Roberto Monteiro. Na pauta, a solicitação de ação mais efetiva que garanta a reabertura da Câmara Municipal, sem funcionar há mais de 15 dias devido a atos de vandalismo e ameaças de pescadores que utilizam compressor e marambaias na pesca da lagosta.


O Município vive dias de tensão devido à disputa por espaço no mar entre os piratas (como são chamados os que usam equipamentos ilegais na captura do crustáceo) e os artesanais (que utilizam manzuás). O conflito se agravou quando barcos dos artesanais começaram a fiscalizar área delimitada - praias de Redonda e Peroba - no lugar dos equipamentos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). Os piratas exigem que a vigilância seja feita pelo órgão federal.

Em protesto, o grupo invadiu o prédio da Câmara Municipal e vem ameaçando vereadores que representam os pescadores de Redonda e Peroba. Com medo, os parlamentares deixaram de ir até na sede de Icapuí.

O secretário Roberto Monteiro recebeu o grupo e se comprometeu a adotar providências. Entre elas, uma reunião com Ibama, Polícia Federal, Marinha e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, marcada para a próxima semana. "Vamos tomar todas as medidas", disse.

Veja a notícia aqui.

E MAIS.
A sessão da câmara não foi realizada na última sexta-feira, e estava marcada para hoje (terça-feira) a reposição da sessão não realizada, porém, também foi cancelada. O motivo não sabemos. Mas pode ter alguma relação com as constantes ameaças sofridas pelos vereadores. Fica a interrogação!

Nenhum comentário: