segunda-feira, 2 de maio de 2011

Artigo: Airton - Edílson, Cirilos, porém diferentes

Escrito por Wellington Pinto
Professor



A grande cartada de José Airton Cirilo foi ter tido coragem de romper com a família, se Edílson Cirilo tivesse tido essa coragem talvez sua gestão fosse outra cara, não Cirilo. A oportunidade que o irmão teve na política é reservada a poucos homens, porém jogou fora a chance que teve na condução do futuro de seu povo. Quem conhece a família sabe que gostam do poder, embora sem capacidade de ocuparem os cargos que estão nas mãos. Administram as Secretarias como se fosse uma coisa individual e não público.


Se o Airton não tivesse rompido com a família a administração dele teria sido catastrófica como de seu irmão Edílson, faltou coragem para Edílson dizer que o prefeito é ele e quem manda é ele, sujeitou-se a pressões familiares.

Airton Cirilo foi sábio rompeu para seu bem político, percebeu a ganância de seus pares e disse basta. Se o Airton não tivesse tomado essa atitude os fatos seriam bem diferentes, o PT não teria chegado a Icapuí, Dedé Teixeira não teria sido prefeito, nem Icapuí teria ganhado tantos prêmios a nível nacional. O futuro político de Airton Cirilo e Dedé Teixeira não teria passado das fronteiras de Icapuí.

Lacerda Filho tem dois desafios a romper se quiser ser prefeito de Icapuí, afirmo que dos candidatos da situação é o melhor para disputar o executivo com o candidato do PT, seja ele quem for. O primeiro desafio é descolar seu nome da atual gestão, não é fácil, pois sendo líder do governo tem a obrigação de defender, se o governo faz uma boa administração o nome sobe, ao contrário, desce, esse é o grande paradigma. 

Qualquer líder de governo tem essa missão, seja na Assembléia legislativa ou no Congresso Nacional, não tem sentido ser líder do governo e criticá-lo, ninguém faz isso. O outro ponto é romper com a família como fez José Airton Cirilo. Longe da família terá liberdade de fazer uma administração a seu modo, sem interferências interesseiras. Acredito que Lacerda Filho tem capacidade suficiente para fazer uma boa administração, é jovem, estudado, político e creio que Lacerda dará outros vôos políticos como deu Airton Cirilo e Dedé Teixeira.

A administração do irmão Edílson é ruim, isso é indiscutível, a olhos vistos vemos o descaso do prefeito com a cidade. Porém na atual administração vejo uma qualidade que não existia na gestão de Dedé Teixeira, não existe perseguição política. A oposição critica com liberdade de expressão e não vejo medidas administrativas autoritárias para calar essas vozes contrárias. Quando Dedé Teixeira marcava um cidadão por uma crítica a sua administração podia guardar a viola e partir pra outra, pois na sua gestão essa pessoa estava eliminada, condenado ao ostracismo profissional e político. Eu particularmente sofri essas refregas autoritárias quando fui diretor escolar na comunidade da Redonda, fui exonerado do cargo sem uma explicação convincente. O próprio vereador Marcos Nunes também passou por isso, é concursado como auxiliar de secretaria, no dia que criticou deixou de perceber seus proventos de professor e isso que o companheiro fazia na escola Carlota Tavares de Holanda – Ibicuitaba, lecionar aulas, mais do que justo receber seu salário de professor.

Não defendo nem condeno nenhum gestor, faço críticas, pois a democracia me permite ter essa posição crítica e pessoal. Em minha opinião não existe pureza na política, todos têm seus defeitos, é tudo farinha do mesmo saco, tem exceções, raríssimas. Sem dúvida o PT fez um bom trabalho em Icapuí, mas também pecou em muitas situações que todos sabem em Icapuí e se calam por medo ou por conivências políticas. Até o exato momento apoio o candidato do meu partido, o PSB, se o partido não tiver nome, então farei uma avaliação do nome e do projeto político, se for para o bem dos icapuienses terá meu apoio de cidadão.

4 comentários:

Juarez Teixeira disse...

Até o exato momento apoio o candidato do meu partido, o PSB, se o partido não tiver nome, então farei uma avaliação do nome e do projeto político, se for para o bem dos icapuienses terá meu apoio de cidadão.

Acredito que Lacerda Filho tem capacidade suficiente para fazer uma boa administração, é jovem, estudado, político e creio que Lacerda dará outros vôos políticos como deu Airton Cirilo e Dedé Teixeira.


Acho q vc já escolheu há bom tempo, ou então, está fazendo estes artigos para chamar a atenção de alguém!

leonardao disse...

Amigo Wellington, li seu artigo e achei muito rico. Concordo com Juarez que postou antes de mim quando ele insinua que vc tá querendo chamar a atenção de alguem. Acho que está. De longe fico só espiando o desenrolar das questões politicas da cidade, prefiro não me colocar, e me sinto bm assim. Acho que você pecou ao falar que na gestão do Dedé tinha cerceamento, eu particularmente não via. No seu caso, um caso isolado, se nao me engano você fez criticas publicas da gestão da qual você cupava um cargo de confiança. Se for comparar, é como se um filho chamasse seu pai de filho de uma p.... Ele (Dedé) e todos os prefeitos fariam o mesmo. Eu aho que você está sendo ijusto com Dedé. Eu gosto muito da familia Cirilo, de todos, desde José airton até a nova geração, eles empre me deram muita atenção eu os estimo por isso, mas também gosto de Dedé do qual fui um fiel escudeiro na sua getão e não via esse retrato posto por você. Eu não era cego. Pessoas até diziam que Dedé nao chamava às brochas as pessoas de dentro do governo que malhavam a gestão, mas ele fazia de conta que nem sabia. Como ja disse eu prefiro ficar so obervando o desenrolar das coias, é minha caracteristica, todos daí de Icapuí sabem disso. Quem muito fala morde a lingua. Correto? Aceite um forte abraço, eu nao sabia que vc agora militava no PSB, legal. Essa diversidade é salutar. Fica com Deus, ele é maravilhoso.

A voz de Iguatu disse...

Os comentários servem sempre de base para o entendimento das intenções de quem quer que seja, e nesse sentido acabamos de ler mais uma página de uma prática comum no periodo dos porões da ditadura, o patrulhamento ideológico, que cercava a todos os que não fossem afavor do regime e nem comungasse com suas idéias. O patrulahmento tem um outro nome, censura, e serve sempre para coagir aqueles que pensam diferente. Essas práticas devem ser afastadas da política, pois são muito perigosas para quem as conduz, mostrando que os mesmos não sabem conviver muito bem com a democracia e com a pluralidade de pensamentos. A democracia tem como pressuposto principal o respeito pelas idéias dos outros. Ou será que não leram Rousseau?

Unknown disse...

Antes de expressar qualquer parecer a respeito das especulações ou fatos abordados, saliento minha imparcialidade para com ideologias partidárias e interesses politico–econômicos. Concilio minhas reflexões com as do professor Wellington no tocante á atual gestão, que deixa muito a desejar. No entanto, discordo da argumentação apresentada, que vale–se de comparações administrativas entre familiares de partidos antagônicos, pois inflama o fanatismo deplorável de muitos icapuienses que vivem da política do “pão e circo“. Diante do mencionado, deixo clara minha tendência aos candidatos dignos de um cargo público.