domingo, 15 de maio de 2011

Caravana Social Contra o Crack pode passar por Icapuí

Campanha combate o crack no Estado

Preto Zezé é presidente da 
Central Única das Favelas - CUFA (Foto: IGOR DE MELO)
  A Caravana Social Contra o Crack, que faz parte do movimento "Tire essa pedra do caminho", é uma iniciativa da Central Única das Favelas (Cufa). Na manhã de ontem, o projeto motivou audiência pública para debater o combate ao crack no Ceará.


A preocupação com o avanço do tráfico de drogas no Ceará reuniu, em audiência pública, lideranças políticas e representantes de vários setores da sociedade no Auditório Vereador Ademar Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã de ontem.

A Caravana Social Contra o Crack, que faz parte do movimento “Tire essa pedra do caminho”, é uma iniciativa da Central Única das Favelas (Cufa), em parceria com a Prefeitura e Governo do Estado.

De acordo com Evandro Leitão, titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Estado recebeu um plano de enfrentamento de combate às drogas, enfocando principalmente o crack. “Nossa secretaria realizou estudos e elaboramos um anteprojeto, que já está nas mãos do governador, onde propusemos a criação de alguns núcleos em Fortaleza e, em especial, no interior”, disse.

A questão do tratamento para dependentes químicos foi um dos pontos centrais do debate, bem como a urgência em ampliar as campanhas de prevenção às drogas nas cidades do interior. Para o presidente nacional da Cufa, Preto Zezé, a Caravana Social Contra o Crack deve ser expandida para as cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia e Icapuí.

“Também esperamos sensibilizar a Assembleia Legislativa para levarmos os Núcleos Organizados de Informação e Articulação Social (Noias) ao interior do estado. A prevenção é o nosso principal foco”, afirma Preto Zezé.

Em pronunciamento, o deputado federal Domingos Neto (PSB-CE), da Comissão Especial de Combate ao Crack, lamentou a inexistência de dados objetivos em relação ao consumo da droga, e fez um alerta para a chegada da substância oxi.

“Estamos sendo alertados diariamente sobre os riscos dessa nova droga, e não podemos ficar parados diante dessa ameaça. Há dez anos, o crack não foi visto com a serieda de necessária, e hoje está destruindo a vida de uma quantidade considerável de jovens no interior”, ressalta Domingos Neto.


O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

 
A Caravana Social Contra o Crack, que faz parte do movimento Tire essa pedra do caminho, é uma iniciativa da Cufa. Na manhã de ontem, o projeto motivou audiência pública para debater o combate ao crack.


Renato Barros de Castro.

Fonte: Jornal O POVO

Nenhum comentário: