domingo, 22 de maio de 2011

O Povo Online: 18 novas delegacias foram inauguradas. Meta era entregar 50

Foto: Amaury Alencar/O Povo
21.05.2011
Em três anos e cinco meses, Governo do Estado inaugurou 18 delegacias no Interior. Meta estipulada no primeiro governo Cid era entregar 50 novas unidades até o fim de 2010. Desse total, 24 ainda estão sendo construídas 

Quando iniciou projeto de interiorização da Polícia Civil em 2008, o Governo do Estado estabeleceu como meta a construção de 50 delegacias até o fim de 2010. Dados divulgados pela própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmam, porém, que cinco meses depois desse prazo a promessa não foi cumprida nem pela metade. De 2008 a 2011, apenas 18 novas delegacias foram entregues no Interior.

Oito unidades estão com as obras concluídas e outras 24 ainda estão com o projeto em execução. Exemplo da delegacia de Coreaú, na Região Norte, cuja ordem de serviço foi assinada em abril de 2010 e com previsão de entrega para setembro do ano passado.


Entre 2008 e 2009 foram dez novas delegacias entregues. Ficou para 2010, último ano de Roberto Monteiro à frente da Secretaria da Segurança Pública do Estado, o desafio de construção de mais quarenta unidades. Um ano e cinco meses depois disso, foram apenas mais oito novas delegacias entregues.

Para a presidente do Sindicato de Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (Sinpoci), Inês Romero, a dificuldade em colocar as delegacias em funcionamento no Interior se explica pela falta de pessoal. “O último concurso para inspetor foi em 2002. É querer tapar o sol com a peneira”, compara.

Inspetores e viaturas
Na edição de 10 de janeiro de 2010, o então secretário-adjunto da SSPDS e atual delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Nival Freire, disse ao O POVO que o Governo do Estado estudava a realização de concurso para inspetores, que viria a suprir a carência desses profissionais no Interior.

Um ano e quatro meses depois, a Secretaria da Segurança Pública informa, por meio da assessoria de imprensa, que até o segundo semestre deste ano deve sair edital de concurso para Polícia Forense (Pefoce), inspetores da Polícia Civil e três mil policiais militares. O reforço no quantitativo da PM é estipulado até 2014.

De acordo com o promotor André Karbage, coordenador do Centro de Apoio Criminal aos Promotores do Ministério Público (Caocrim), há delegacias como a de Jardim, no Cariri, pronta, mas que não começou a funcionar por falta de viaturas. “Fazer a inauguração já é dificultoso. Sem viatura, fica mais difícil ainda”, avalia.

Apesar disso, o promotor diz que tem tido reuniões constantes com o atual secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra. Karbage diz ter “bastante confiança” de que o concurso para contratação de inspetores “agora vai sair”.

Por dois dias consecutivos, O POVO tentou contato com o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Nival Freire, indicado para comentar o processo de interiorização das delegacias. Nos dois dias, o delegado não pôde conversar com a reportagem.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIAA meta de construir 50 novas delegacias no Interior até 2010 era lembrada a cada nova unidade entregue no ano passado. O número também foi citado na propaganda do então candidato Cid Gomes. Há delegacias em construção desde abril do ano passado.

SAIBA MAIS

O projeto de interiorização da Polícia Civil foi iniciado em 2008, pela atual gestão do governo do Estado. A promessa era entregar 50 novas delegacias até 2010. Até agora, foram entregues 18.

Delegacias inauguradas entre 2008 e maio de 2011 (18): Parambu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Mauriti, Tamboril, Guaraciaba do Norte, Massapê, Caririaçu, Santana do Acaraú, Trairi, Amontada, Itarema, Missão Velha, Milagres, Pentecoste, Pedra Branca e Várzea Alegre.

Delegacias concluídas (8): Penaforte, Farias Brito, Jucás, Iracema, Saboeiro, Uruoca, Chaval e Ipaumirim.

Delegacias com obras em execução (24): Varjota, Pacujá, Coreaú, Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Alto Santo, Jaguaretama, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Pindoretama, Chorozinho, Orós, Araripe, Independência, Jardim, Banabuiú, Aurora e Granja

A obra da delegacia de Coreaú, está com ordem de serviço assinada desde abril de 2010. Em janeiro de 2010, a delegacia de Granja já estava com obras licitadas. Nenhuma das duas unidades foi entregue, segundo o Governo do Estado.

FONTE: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Banco de Dados
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

FOnte: OPOVO

Nenhum comentário: