segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fundação Brasil Cidadão realiza curso de manejo de Jandaíra (Meliponicultura)

A Fundação Brasil Cidadão promoveu um curso de de meliponicultura (manejo de abelha da espécie Jandaíra) capacitando os participantes para a produção de mel em comunidades do município de Icapuí. A iniciativa foi da Dra. Leinad Carbogim, diretora executiva da FBC, que convidou Paulo Menezes, representante do Meliponário Monsenhor Humberto Bruening, instalado em Mossoró/RN, para ministrar o curso.

Paulo Menezes registrou todos os passos do curso em seu blog (www.melmenezes.com.br), relatando as etapas do curso, a participação dos participantes e a montagem de uma estrutura utilizada na meliponicultura.

Vejam como transcorreu o curso:

Projeto Jandaíra em Icapuí

Hoje, fizemos uma dessas viagens que ficam gravadas para sempre em nossas vidas. Convocados pela Dra. Leinad Carbogim, Diretora Executiva da Fundação Brasil Cidadão, fomos até à praia de Requenguela em Icapuí-CE, para ministrar um curso de criação intensiva da abelha jandaíra. O trajeto foi por assim dizer um “colírio para os olhos”. Pouco mais de trinta minutos de percurso e já transitávamos por estrada do vizinho estado do ceará tendo sempre à nossa direita o verde da mata e azul da imensidão do mar. A foto acima registra a apresentação do titular deste blog feita aos participantes do curso sobre o manejo da Jandaíra, em Icapuí-CE, pela Dra. Maria Leinad Vasconcelos Carbogim, Diretora Executiva da Fundação Brasil Cidadão e Coordenadora do Projeto de Olho na água, patrocinado pela Petrobrás Ambiental.

Um sala atenta ao nosso treinamento, nos gratifica na medida em que ficamos cientes que a semente lançada será regada e dará bons frutos dando continuidade ao nosso trabalho de preservar nossa querida abelha jandaíra ao tempo em que prestamos uma ajuda inestimável à mãe natureza, impedindo que a jandaíra não figure mais na preocupante lista de animais ameaçados de extinção. Outros detalhes importantes do treinamento são os recursos oferecidos pela Fundação Brasil Cidadão, tais como sala confortável, equipamentos de áudio e vídeo, fazendo com que a capacitação alcance o objetivo a que se propõe.

Após a realização do curso, foi apresentado aos participantes pelo Dr. João Bosco Príamo Carbogim, Presidente da Fundação Brasil Cidadão e da Associação Caatinga, o banner “Qualidade de Vida para Todas as Regiões”, uma divulgação do Projeto De Olho na Água. Aludido projeto, da Fundação Brasil Cidadão, patrocinado através do Programa Petrobrás Ambiental, tem como objetivo contribuir com o gerenciamento desse recurso natural nos muncípios de maneiras as mais diversas.

Ainda no município de Icapuí-CE, na comunidade de Requenguela, e no dia seguinte ao curso sobre o manejo da abelha Jandaíra, o Dr. José Truda Pallazo Jr. um dos conservacionistas brasileiros de maior destaque no cenário nacional e internacional, ministrou um treinamento sobre jardinagem que tem tudo a ver com nossas queridas jandaíras, pois conforme afirma Kalhi Gibran “O prazer da abelha é sugar o mel da flor, mas que o prazer da flor é entregar o mel à abelha. Pois para a abelha, uma flor é uma fonte de vida. E para a flor, um abelha é uma mensageira do amor.”

Dando continuidade ao Projeto Jandaíra em Icapuí, iniciamos uma nova fase do empreendimento, qual seja a implantação de meliponários nas comunidades contempladas. Registramos a seguir a visita à comunidade de Retiro Grande, no município de Icapuí-CE. Logo que chegamos principiamos a montagem da estante do meliponário que contou com a participação dos jovens participantes do projeto e que já funcionou como um aprendizado prático de uma das etapas do manejo da abelha jandaíra.

A união das peças começa a formar a estante que abrigará as colônias de jandaíra. Aspectos finais da montagem da estante. Ao lado do meliponário vemos estacas de Imburana que foram podadas da árvore mãe para plantio no entorno do meliponário. O desbaste foi executado por jovens envolvidos no projeto jandaíra de Icapuí, que além do manejo da Jandaíra incentiva o reflorestamento, principalmente de árvores que servem de ninho para as abelhas.

Após uma manhã agradável onde a chuva se fez presente durante todo o processo de instalação das jandaíras na comunidade de Retiro Grande, município de Icapuí-CE, é hora do retorno para Mossoró.

Nenhum comentário: