terça-feira, 28 de junho de 2011

Artigo: Aluno, escola e esporte

 Por Ulisses Venceslau

Devido à demora no conserto da infra-estrutura da quadra de esportes localizada na comunidade de Redonda, os alunos que estudam na E.E.F Horizonte da Cidadania questionam a falta de espaço para realizarem suas partidas de futsal e demonstram aborrecimentos por não poder utilizar o espaço da quadra com segurança e tranqüilidade. O sentimento de indignação é observado principalmente nos alunos do sexo masculino, que veem a quadra de esporte como principal espaço para a realização de seus momentos de lazer e entretenimento.
Os alunos da escola supracitada têm um grande apreço pelo espaço do referido ginásio. Isso pode ser conferido pelas pessoas que moram na vizinhança da escola ou trafegam por este lugar, já que de segunda a sexta-feira a cena que mostra os alunos brincando de bola antes do início da aula se repete diariamente. Mesmo com condições impróprias para a realização de qualquer atividade esportiva, a quadra da escola constitui um lugar agradável e prazeroso para os estudantes. 
O apreço dos alunos pelo ginásio pode ser evidenciado todos os dias pela manhã antes do início das aulas, pois sempre eles combinam de jogar de bola até o horário do toque do sino. Tal cena se repete no momento do intervalo e só não volta a acontecer no turno da tarde por causa da inexistência da coberta do ginásio, que favorece a quentura do sol e impossibilita os alunos de praticar qualquer tipo de esporte neste horário.
É perceptível que a atual situação do ginásio desagrada tanto os discentes da escola como também outras pessoas da comunidade que gostam de praticar atividades esportivas. Enquanto os alunos não cessam de manifestar suas reclamações até mesmo em sala de aula, outras pessoas que costumavam usufruir do espaço da quadra mostram o seu desencanto por não poderem jogar suas partidas de futsal. A situação do ginásio também causa preocupação e indignação nos gestores e professores da escola.
O pior de tudo é que os problemas causados pelas más condições estruturais do ginásio não se limitam somente na impossibilidade de determinadas brincadeiras realizadas pelos alunos. Na realidade, esses problemas refletem de forma preocupante até mesmo no processo ensino-aprendizagem. As aulas de educação física, por exemplo, são realizadas em espaços inadequados e, várias vezes, o professor da disciplina já precisou se disponibilizar nos sábados para que as aulas pudessem acontecer.
O fato é que na comunidade de Redonda, bem como em outras comunidades do município de Icapuí, o esporte, ao invés de ser incentivado, investido e praticado, vem sendo desvalorizado continuamente, a julgar pela falta de lugares idôneos para a sua realização. 

  

Nenhum comentário: